Uma pesquisa do site Cupom Válido, em parceria com a Statista e a Statcounter, revelou que 81% dos consumidores brasileiros possuem smartphones com o sistema operacional Android, enquanto 18% usam o iOS. Dentro dessa briga grande, entre os sistemas operacionais da poderosa Google e da imponente Apple, não sobra muita coisa para os demais existentes.

Segundo o mesmo estudo, estima-se que 1% dos usuários de smartphones do mundo utilizam outros sistemas operacionais diferentes do Android ou iOS. Proporcionalmente no mercado, é pouca coisa, mas numericamente ainda é muita gente! Então, selecionamos aqui alguns desses softwares mobile alternativos que existem ou existiram recentemente.

Leia mais:

Lista de sistemas operacionais

Muito além dos tradicionais Android e iOS, os demais sistemas operacionais para celular tem significativa relevância no mercado, embora em escala bem menor que as duas empresas gigantes. Conheça agora alguns desses sistemas alternativos mais conhecidos.

publicidade

Os que já foram:

Windows XP

Há 11 anos a Microsoft lançou o Windows XP para celulares, a fim de levar o desktop do Windows XP para os aparelhos. Dessa forma, a versão embarcada do Windows rodava em um celular os softwares de computador, como jogos e Internet Explorer, por exemplo.

O sistema dava vida aos modelos ITG xpPhone (xpPhone) e VCP08 (ViewSonic), mas embora tivesse tudo para dar certo na teoria, como sua versão de computador, o sistema não caiu na graça do público e saiu de cena.

Facebook Home

Em 2013 o Facebook tentou lançar um sistema para a sua própria rede social para smatphones, ou seja, era mais um tipo de aplicativo que transformava o sistema do Google.

Dessa forma, o Facebook Home fazia alternações na interface do Android para exibir interações da rede social, como mensagens, curtidas e posts o tempo todo. A princípio, era possível baixá-lo na Google Play Store.O Facebook não parou por aí e acabou lançando também o celular HTC First em parceria com a HTC, era chamado de Facebook Phone.

Além desses sistemas operacionais mobile, existem e já existiram muitos outros, como: GrapheneOS, LineageOS, Firefox OS, /e/, PureOS, Plasma Mobile, PostmarketOS, SailfishOS, Sirin OS, etc.

Os que ainda existem:

KaiOS

Atendendo a família dos celulares feature phones, o sistema KaiOS foi feito para ser simples e atender a esse tipo de celular básico. O interessante é que os feature phones eram os celulares mais vendidos até a popularização dos smartphones.

Mas longe de ficar para trás com as novidades do mercado, os celulares com o KaiOS foram repaginados. Hoje, o software possibilita aos usuários acesso às conexões 3G, 4G, Wi-Fi e GPS e alguns dos apps mais usados, como WhatsApp e Facebook.

O sistema é baseado em HTML5 e suporta JavaScript, mas não é compatível com as plataformas Android e iOS. No entanto, o diferencial do KaiOS está mesmo no fato de ser um sistema leve, ideal para rodar mais rápido em celulares básicos sem muita memória ou poder de processamento.

Ubuntu Touch

O sistema operacional Ubuntu Touch tem código aberto baseado no Ubuntu da Linux. O programa possui interface simples e traz a proposta de levar à área de trabalho do sistema para computador para o smartphone, com baixo custo nos aparelhos. O sistema Ubuntu Touch é encontrado em aparelhos da linha PinePhone, PineTab e FairPhone.

Harmony OS

Com certeza você já ouviu falar da marca chinesa Huawei, pois bem, a empresa fabricante de celular tem o seu próprio sistema operacional, o Harmony OS. O software foi construído de forma muito semelhante ao Android e iOS, possui loja de aplicativos e é aceitável em todos os países.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!