A Nissan está reaproveitando as baterias dos veículos elétricos antigos da linha Leaf para investir em novas fontes de energia portáteis. Esses equipamentos poderão ser utilizados em dispositivos de trânsito ou até mesmo para fornecer energia de emergência em imprevistos.

Nissan Leaf

  • As baterias dos EVs antigos foram desenvolvidas em parceria com as empresas JVCKenwood Corp e 4R Energy Corp.;
  • A montadora vendeu cerca de 650 mil automóveis da linha Leaf ao longo dos anos;
  • Essas baterias se destacam por conseguir reter uma capacidade de carga por mais tempo do que a vida útil do carro.
  • Cada Leaf usa 48 módulos de bateria, e as centrais elétricas portáteis contêm dois módulos, destaca o Tech Xplore.
  • Alguns funcionários da Nissan afirmaram que estão testando as baterias dos Leafs que pararam de circular – e reutilizando os exemplares que ainda tenham carga.

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Importância da medida

As baterias de EVs utilizam metais raros (e caros), além de outras matérias-primas. Com o reaproveitamento, o desenvolvimento de equipamentos fica mais sustentável.

“As baterias de veículos elétricos aposentadas têm grande potencial em aplicações de armazenamento de energia”, disse Balasingam. “Sem essa solução, milhões de baterias de veículos elétricos serão fabricadas e depois recicladas prematuramente na próxima década. Isso será um problema para a sustentabilidade.”

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Essa fonte de energia de 14,4 kg será comercializada por 170.500 ienes (R$ 5.781 na conversão direta). A data de início das vendas ainda não foi revelada.

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