Quem está acostumado a usar o ChatGPT, seja para trabalhar, estudar ou na rotina da vida pessoal, precisou improvisar nos últimos dias. Isso porque a inteligência artificial (IA) apresentou instabilidade nesta quinta-feira (31) – pela segunda vez só nesta semana.
Leia mais:
- ChatGPT Enterprise: OpenAI lança IA para grandes empresas
- Entenda a diferença entre o Bard do Google e o Chat GPT da OpenAI
- ChatGPT e IA: o que os chatbots sabem sobre nós e com quem compartilham dados?
Ao fazer login na plataforma da OpenAI, aparecia a seguinte mensagem: “Our systems are a bit busy at the moment, please take a break and try again soon”. Em tradução livre, a mensagem diz que os sistemas da empresa estão “um pouco ocupados” e pede para que os usuários esperem um pouco antes de tentar usar o ChatGPT de novo.
Além dessa mensagem, aparecia uma notificação dizendo que a plataforma enfrentava “demanda excepcionalmente alta”. De novo, a plataforma pedia paciência ao usuário.
As reclamações sobre a instabilidade começaram a aumentar a partir das 10h, de acordo com o Downdetector, que monitora problemas no funcionamento de sites, programas e serviços na internet. Segundo o gráfico gerado pelo site, a “onda” atingiu picos perto das 11h e do meio-dia.
Até a publicação desta nota, a OpenAI não tinha se manifestado sobre a instabilidade do ChatGPT nesta quinta.
Reclamações (e memes) do ChatGPT
Já os usuários se manifestaram nas redes sociais. Alguns apontaram a frustração com a instabilidade tão pouco tempo depois da última (que rolou na terça-feira), enquanto outros ressaltaram que dependem do ChatGPT para algumas tarefas. E a situação também rendeu memes, claro.
Confira abaixo algumas postagens de usuários brasileiros:
O Olhar Digital constatou que o chatbot da OpenAI também ficou instável em outros países. Isso porque apareceram reclamações em línguas além do português nas redes sociais.
Veja abaixo alguns exemplos:
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!