O Google continua trabalhando pesado desde maio para conseguir integrar a IA generativa no seu motor de buscas — a mesma tecnologia do ChatGPT. A iniciativa ganhou o nome de projeto SGE (ou “Search Generative Experience” em inglês).
Nesta quarta-feira (30), a empresa anunciou que levará os testes do programa SGE para mais dois países: Índia e Japão. Até então, poucos usuários tinham acesso à novidade apenas nos EUA.
Leia mais:
- Novo recurso do Google permite bloquear fotos e vídeos com senha
- GM usará chatbot de IA do Google no OnStar, serviço de atendimento
- Pixel 8: imagem vazada pelo Google mostra o design do aparelho
O que é o Google SGE
- O projeto é a resposta do Google ao Bing com IA, o buscador da Microsoft com recursos do ChatGPT.
- Ele foi desenvolvido para entregar respostas resumidas sobre uma pesquisa, no lugar da lista de páginas e links relevantes como vemos hoje.
- Segundo o Google, há uma diferença importante entre o seu sistema e o da Microsoft.
- A IA é incorporada direto na barra de pesquisa tradicional e não depende de um chatbot assistente seprado para funcionar.
- O Google afirma que até aqui “as pessoas estão tendo uma experiência positiva” usando o SGE, mesmo em caso de “pesquisas mais complexas”.
- A empresa acrescenta que as pontuações mais altas de satisfação usando as buscas com IA generativa vieram de jovens de 18 a 24 anos.
A pesquisa aprimorada com IA estará disponível nos idiomas locais (japonês e hindi), diz a empresa, o que possibilita usar comandos de voz: “Também estamos lançando a entrada por voz, para que os usuários possam simplesmente falar sua consulta em vez de digitá-la”, diz a postagem no blog da empresa.
IA do Google já está disponível no Gmail, Docs e mais
- O Google também liberou nesta terça-feira (29) o seu novo assistente Duet AI.
- A novidade alimentada por inteligência artificial está integrada em todos os aplicativos de trabalho da empresa, ou seja, Gmail, Drive, Apresentações, Documentos e mais.
Saiba mais sobre a novidade aqui.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!