Setembro chegou e com ele um novo ciclo lunar. Aqui colocamos o calendário de fases da Lua completo deste mês de setembro, se quiser conferir o calendário do ano todo, clique aqui.

Primeiro é importante destacar que esse calendário considera o horário de Brasília. As informações sobre as fases da Lua do mês de agosto são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

publicidade
fases da Lua
Lunação: a cada 29,5 dias (em média), a Lua inicia um ciclo lunar, que começa na fase nova e se encerra na minguante. Imagem: Elena11 – Shutterstock

Ciclo lunar de setembro de 2023

As fases da Lua no mês de setembro de 2023 começam já no dia 6 com a chegada da Lua minguante e o fim da Lua Cheia de agosto. A mudança ocorre às 19h21.

Já no dia 14 é a vez da Lua Nova às 22h39, que muda o ciclo do satélite. A Lua Crescente surge às 16h31 do 22 deste mês. As fases da Lua do mês de setembro contam ainda com a Lua Cheia no dia 29 às 06h57, neste dia ela também será superlua, marcando a última do tipo no ano.

publicidade

Leia mais:

Uma lunação ou ciclo lunar, como é chamado o intervalo de tempo entre luas novas, é sutilmente variável, com média de duração de 29,5 dias. Durante esse período, ela passa pelas quatro fases principais (nova, crescente, cheia e minguante), e cada uma se prolonga por aproximadamente sete dias.

publicidade

Também existem as “interfases”: quarto crescente e crescente gibosa (entre as fases nova e cheia) e minguante gibosa e quarto minguante (entre a cheia e a minguante).

Fases da Lua do mês de setembro resumo

  • Lua Minguante: 6 às 19h21
  • Lua Nova: 14 às 22h39
  • Lua Crescente: 24 às 16h31
  • Lua Cheia: 28 às 06h57

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!