Bloco de notas recebe novo recurso aguardado no Windows 11 

A Microsoft está testando um novo recurso no Windows 11 que facilitará a vida de quem costuma usar o Bloco de Notas
Gabriel Sérvio01/09/2023 10h53
Windows 11
(Imagem: sdx15/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft está testando um novo recurso no Windows 11 que facilitará a vida de quem costuma usar o Bloco de Notas. Em breve, o editor de texto manterá alterações salvas automaticamente nos arquivos, sem abrir a caixa de diálogo tradicional sempre que o usuário fecha o programa.

Leia mais:

O que muda no Bloco de notas

  • A partir da versão 11.2307.22.0, o editor de texto manterá alterações salvas no Windows 11, sem abrir a caixa de diálogo sempre que o programa é encerrado.
  • Segundo a Microsoft, o Bloco de notas também conseguirá restaurar guias que estavam abertas, bem como recuperar o texto e edições não salvas.
  • Quem preferir, ainda poderá escolher entre salvar ou descartar as alterações nos arquivos sempre que fechar uma guia.
  • O recurso pode ser desativado nas configurações do aplicativo caso o usuário prefera começar do zero sempre que abrir o Bloco de Notas.
Recentemente, o aplicativo também ganhou abas e modo escuro. Imagem: Microsoft

Com esta atualização, o Bloco de notas começará a salvar automaticamente o estado da sua sessão, permitindo que você feche (o Bloco de notas) e continue de onde parou quando retornar (…) Você pode desativar esse recurso nas configurações do aplicativo se preferir começar do zero sempre que abrir o Bloco de Notas.

Dave Grochocki, gerente de produto Microsoft 

Por enquanto, apenas os usuários inscritos no programa Windows Insider podem experimentar a novidade. “Planejamos monitorar o feedback antes de distribuir (a nova função) para todos”, diz Dave.

O novo recurso foi descrito em detalhes no blog da Microsoft.

Melhorias na Ferramenta de Captura

  • A Ferramenta de Captura de tela também ganhou uma nova interface no Windows 11 e um novo atalho de teclado que permite começar uma nova gravação de tela em menos cliques.
  • O atalho ‘Print Screen ou Win + Shift + S’ abre a barra de captura para recorte. Já o novo atalho ‘Win + Shift + R’ abre uma barra de captura para gravação.
  • Também há uma nova opção que permite alterar qual é a fonte de áudio padrão, se é o microfone interno de um notebook ou o de um headset, por exemplo, algo bem útil para quem costuma utilizar o recurso de gravação de tela. 

Como dito antes, as novidades do Windows 11 chegam primeiro para quem usa as versões de teste do sistema nos canais Dev e Canary do programa Insider. Normalmente, são compilações muito recentes e com alguns bugs. Por isso, a recomendação é aguardar alguns meses até que os recursos sejam liberados para todos nas próximas atualizações do Windows.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.