A Inteligência Artificial (IA) entrou na indústria cinematográfica e vem sendo usada para contar histórias mais envolventes e criar experiências muito mais impactantes. Provavelmente, você já deve ter visto diversos longas que tiveram o uso dessa tecnologia que, somada com as habilidades artísticas e criativas dos cineastas, ajuda a trazer novas possibilidades.

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No filme Morgan de 2016, os diretores usaram uma ferramenta de análise de rosto de IA para encontrar um ator que pudesse desempenhar o papel-título. Além disso, a tecnologia foi usada para criar uma edição que capturasse a essência do longa em apenas alguns minutos. Já em O Rei Leão, de 2019, a produção usou a tecnologia de IA para criar animais digitais que pareciam extremamente realistas.

Mas nada se compara com o filme da Barbie, lançado no mês passado, e que se tornou sucesso mundial. É claro que a boneca fez – e ainda faz – parte da vida de muitas meninas e só por isso já esperava uma boa venda de bilheteria. No entanto, a repercussão vai muito além disso e a inteligência artificial teve uma contribuição importante nessa parte.

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Imagem: Divulgação/Warner Bros.

A Warner Bros. apostou em uma ferramenta de IA para transformar pontos turísticos em versões temáticas da Barbie, trazendo à tona a nostalgia de sua infância e criando uma conexão emocional com o filme.

Fora isso, o que está por trás do sucesso do filme tem muito a ver com a análise de dados demográficos, preferência e comportamento do público-alvo da Barbie que foi realizado com a ajuda da IA. Isso possibilitou uma campanha de marketing muito mais efetiva, oferecendo conteúdos relevantes e personalizados para cada fã.

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Outro ponto foram as experiências imersivas e mágicas de realidade aumentada e virtual relacionadas ao filme da Barbie. Muitos fãs puderam se transformar em suas personagens favoritas por meio de filtros de AR, explorar cenários virtuais do filme ou desbloquear conteúdos exclusivos por meio de aplicativos de realidade virtual.

Essas estratégias garantiram que o filme arrecadasse mais de R$ 22 milhões em bilheterias no Brasil em sua estreia e reuniu 1,2 milhão de brasileiros nas salas de cinemas.

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Barbie nova versão IMAX
(Imagem: Warner Bros.)

Uma tecnologia valiosa

A IA oferece uma série de vantagens não só na produção de filmes, mas também diante de toda a estratégia de divulgação, o que proporciona uma abordagem mais personalizada, eficiente e interativa. Com a combinação da criatividade humana e a precisão da inteligência artificial é possível criar campanhas mais impactantes, que alcançam o público certo no momento adequado, impulsionando o sucesso das produções cinematográficas.

Certamente, a Barbie trouxe inúmeros insights para as próximas produções e abriu caminhos para as próximas produções que desejam atingir o sucesso. Graças à IA, o mundo rosa não será uma tendência passageira e ainda ouviremos falar muito sobre a Barbie!

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