Antes da aguardada estreia de “Barbie” nos cinemas, a cineasta Greta Gerwig concedeu uma entrevista ao site Letterboxd, revelando uma seleção de 33 filmes que desempenharam um papel fundamental na criação de sua obra. 

Para dar uma visão geral das inspirações por trás desse filme que se tornou um enorme sucesso nas telonas, escolhemos 5 das principais obras mencionadas pela diretora. Confira a seguir.

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Os Guarda-Chuvas do Amor

“Os Guarda-Chuvas do Amor” é um musical francês dirigido por Jacques Demy e protagonizado por Catherine Deneuve e Nino Castelnuovo. Todos os diálogos do filme são apresentados em forma de canções, sem nenhuma fala convencional. 

Imagem do filme “Os Guarda-Chuvas do Amor” (“Les Parapluies de Cherbourg”, 1964) / Credito: 20th Century Fox (divulgação)

A diretora se inspirou na abordagem pictórica e cromática das cores usadas no filme. A forma como as cores foram utilizadas para criar uma sensação de fantasia e irrealidade em “Os Guarda-Chuvas do Amor” era próximo ao conceito de artificialidade que ela queria empregar em “Barbie”. 

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Outra fonte de inspiração foram os penteados usados pela personagem de Deneuve.

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O Terror das Mulheres

Dirigido e estrelado pelo gênio da comédia Jerry Lewis, “O Terror das Mulheres” foi um dos filmes que inspiraram a diretora Greta Gerwig.

Imagem do filme “O Terror das Mulheres” (“The Ladies Man”, 1961) / Credito: Paramount Pictures (divulgação)

A trama do longa se passa em uma pensão exclusiva para mulheres. A principal inspiração que Gerwig teve do filme está toda contida na memorável cena que revela, de forma metalinguística, que a pensão é um grande cenário construído como uma casa de bonecas gigante, em vez de um conjunto de cenários separados. 

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Foi nessa mesma cena que Gerwig encontrou a ideia para o momento de “Barbie” em que a personagem de Margot Robbie olha para um espelho sem fundo e o espectador a vê pela moldura aberta, como se fosse um reflexo.

Confira a cena de “O Terror das Mulheres” a seguir:

Suprema Conquista

Sob a direção do mestre Howard Hawks, a comédia romântica “Suprema Conquista” é um dos principais exemplos do subgênero “Screwball Comedy”, bastante popular em Hollywood nas décadas de 1930 e 1940. O filme é uma comédia romântica hilariante, com diálogos rápidos e situações absurdas que ocorrem durante uma viagem de trem.

Imagem do filme “Suprema Conquista” (“Twentieth Century”, 1934) / Credito: Columbia Pictures (divulgação)

Mas o que chamou a atenção da diretora especificamente nesse filme foi a química entre os atores John Barrymore e Carole Lombard, que ela considerou que combinava perfeitamente com seus atores protagonistas, Margot Robbie e Ryan Gosling.

Jejum de Amor

Esse é mais um filme do gênero “Screwball Comedy” que Greta usou como referência para compor Barbie. A diretora utiliza bastante da atmosfera de comédia maluca deste tipo de produção repleta de situações absurdas e divertidas.

Imagem do filme “Jejum de Amor” (“His Girl Friday”, 1940) / Credito: Columbia Pictures (divulgação)

Também dirigido por Howard Hawks, o clássico “Jejum de Amor” é uma das mais influentes comédias da história do cinema. Estrelado por Cary Grant e Rosalind Russell, a trama gira em torno da vida agitada de uma repórter de jornal e seu editor, que também é seu ex-marido. 

Os diálogos extremamente rápidos desse filme, nos quais os atores equilibram um ritmo caótico e tiradas espirituosas nas falas, é o principal ponto que a diretora usou como referência em “Barbie”.

Playtime – Tempo de Diversão

A produção francesa “PlayTime” é reconhecida como uma obra-prima graças à sua impressionante direção de arte e ao humor físico meticuloso do cineasta Jacques Tati, que também atua no filme como seu personagem mais conhecido, Monsieur Hulot. 

Imagem do filme “Playtime – Tempo de Diversão” (“Playtime”, 1967) / Credito: SN Prodis (divulgação)

Para a gravação do filme, foi construído um gigantesco conjunto de cenários que reproduzem uma moderna cidade, com arranha-céus, escritórios, shoppings e ruas movimentadas. O cenário gigantesco permitiu que Tati filmasse cenas elaboradas, proporcionando um olhar cômico e satírico sobre a vida urbana e a tecnologia contemporânea. 

Gerwig é uma apreciadora da meticulosidade humorística e da construção de mundo de Tati em suas obras, e isso a influenciou em seu trabalho.

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