EUA: robotáxi bloqueia ambulância e é responsabilizado por morte

Dois robotáxis da Cruise impediram a passagem de uma ambulância que transportava uma vítima de atropelamento em São Francisco
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 04/09/2023 15h03
Cruise
(Imagem: Michael Vi / Shutterstock)
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Em 14 de agosto, dois robotáxis da Cruise impediram a passagem de uma ambulância que transportava um paciente gravemente ferido que morreu ao chegar no hospital.

Como revelam os registros do Corpo de Bombeiro de São Francisco (SFFD), os veículos impediram que a ambulância chegasse ao hospital em tempo para tratar o paciente, vítima de um atropelamento.

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Em comunicado, a Cruise negou a acusação do SFFD e disse que não houve culpa das robotáxis:

Em 14 de agosto, dois Cruise AVs encontraram uma cena de emergência ativa em um cruzamento onde um pedestre havia sido atropelado por um carro dirigido por um humano. O primeiro veículo sai prontamente da área assim que o semáforo fica verde e o outro para na faixa para ceder aos socorristas que estão direcionando o tráfego. Durante todo o período em que o AV está parado, o tráfego permanece desbloqueado e fluindo para a direita do AV. A ambulância atrás do AV tinha um caminho livre para passar pelo AV, assim como outros veículos, incluindo outra ambulância, passaram a fazer. Assim que a vítima foi colocada na ambulância, a ambulância deixou o local imediatamente e nunca foi impedida de fazê-lo pela AV.

Cruise, em comunicado (via KRON 4)

Como relata o New York Times, que teve acesso às imagens do incidente, os registros mostram que “um dos veículos havia saído do local antes que a vítima fosse carregada para a ambulância, enquanto o outro parou na faixa da direita até a saída da ambulância”. A descrição das imagens também diz que outros veículos tiveram que passar pelo lado direito do robotáxi.

De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, esse foi um dos mais de 70 veículos autônomos que interferiram em equipes de emergência.

O incidente aconteceu quatro dias após a Cruise e a Waymo — outra empresa de transporte sem motorista — receberam a liberação de operar 24 horas por dia em São Francisco.

Após uma colisão entre um veículo da Cruise com um caminhão do Corpo de Bombeiros, a empresa anunciou que cortaria pela metade sua frota de robotáxis da cidade, seguindo a determinação do Departamento de Veículos Motorizados.

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Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.