Quem se preocupa com privacidade deve ficar de olho até na hora de comprar um carro novo. Pelo menos é o que mostra um estudo publicado pela Mozilla Foundation nesta quarta-feira (6).
A ONG conhecida pelo navegador Firefox produz vários relatórios e guias sobre privacidade que detalham como produtos e serviços lidam com os dados dos usuários. Confira abaixo o que foi descoberto sobre o meio automotivo:
- Segundo a Mozilla, os carros foram a pior categoria de produtos para privacidade já analisada.
- A organização sem fins lucrativos descobriu que 92% dos fabricantes de automóveis analisados fornecem pouco (ou nenhum) controle sobre os dados pessoais dos proprietários.
- Todas as 25 marcas analisadas — incluindo Ford, Toyota, Volkswagen, BMW e Tesla —, não cumpriram os padrões mínimos de privacidade da organização, ou seja, coletaram mais dados pessoais que o necessário de motoristas e clientes.
- O tipo de informação recolhida varia desde dados pessoais, médicos, até à forma como os condutores utilizam o veículo (velocidade, onde trafegam e até a música que ouvem).
- A Tesla foi a marca com a pior classificação, aparecendo com alertas em todos os quesitos de privacidade analisados. Se um proprietário optar por não coletar dados, a empresa alerta que pode “não conseguir notificar os motoristas em tempo real” sobre problemas que podem resultar em “funcionalidade reduzida, danos graves ou inoperabilidade”.
- Entre as marcas, 84% delas compartilhas dados pessoais de clientes com outros prestadores de serviços, corretores de dados e “empresas potencialmente duvidosas”, segundo o relatório.
- Já 76% reivindicam o direito de vender esses dados pessoais, enquanto 56% estão dispostas a compartilhar informações do usuário com o governo e/ou autoridades policiais caso seja solicitado.
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Embora temêssemos que nossos relógios conectados à Internet estivessem nos espionando, as marcas de automóveis entraram silenciosamente no negócio de dados, transformando seus veículos em poderosas máquinas devoradoras de dados
Mozilla Foundation
O relatório foi tão contundente que a organização iniciou uma petição online para as empresas automobilísticas encerrarem os programas de coleta de dados: “nossa esperança é que o aumento da conscientização encoraje outros a responsabilizar as empresas automobilísticas por suas terríveis práticas de privacidade”.
Dados coletados pelas montadoras
- Além do relatório, a Mozilla também publicou quais dados dos usuários que costumam ser coletados por montadoras.
- São eles: nome, endereço, telefone, e-mail, fotos, informações de calendário e até status de imigração.
A Mozilla afirma que gastou mais de 600 horas pesquisando as práticas de privacidade das marcas de automóveis. O estudo está disponível na íntegra no site da organização (em inglês).
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