Maior turbina eólica do mundo sobrevive a tufão e bate recorde de geração de energia

A turbina eólica enfrentou ventos de mais de 85 km/h durante um tufão e continuou operando graças a um sistema inteligente
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 06/09/2023 15h20, atualizada em 07/09/2023 21h17
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Usando um sistema inovador, a maior turbina eólica do mundo estabeleceu um novo recorde mundial de geração de eletricidade em um período de 24 horas. A marca foi atingida no dia 1º de setembro deste ano, em meio ao tufão Haikui.

Leia mais

A maior turbina eólica do mundo

  • A turbina eólica tem um diâmetro de 252 metros.
  • Ela ocupa uma área de cerca de 50 mil metros quadrados, o equivalente a sete campos de futebol padrão.
  • O cubo da turbina tem 146 metros de altura, o equivalente a um prédio de 50 andares.
  • A estrutura foi instalada em junho no parque eólico offshore Zhangpu Liuao Fase 2 no sudeste da província de Fujian, na China, e entrou em operação em 19 de julho.
Turbina enfrentou ventos de mais de 85 km/h e continuou operando normalmente (Imagem: China Three Gorges Corporation)

Novo recorde de geração de eletricidade

Em 1º de setembro, a turbina eólica enfrentou ventos de velocidade de cerca de 85 km/h e um pico de 23,56 metros por segundo diante do tufão Haikui. As informações são da Electrek.

Para continuar funcionando nessas condições atípicas, a estrutura conta com um sistema inteligente. Isso porque as tecnologias tradicionais travam automaticamente suas pás para evitar sobrecarga quando as velocidades do vento excedem 25 metros por segundo.

Já a turbina inteligente pode ajustar suas pás em tempo real, continuando a gerar eletricidade. Foi assim que ela produziu 384,1 megawatts-hora em 24 horas, o suficiente para abastecer quase 170 mil residências.

Dessa forma, foi estabelecido o novo recorde mundial de geração de eletricidade para uma turbina eólica individual em um único dia. A marca anterior era de meados de agosto, quando o protótipo V236-15.0 MW da gigante dinamarquesa Vestas produziu 363 megawatts-hora de energia em um único dia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.