A MingYang Smart Energy (MySE) 16-260 é atualmente a maior turbina eólica do mundo e está localizada na costa da Província de Fujian, na China, com um diâmetro total de 260 metros.

A turbina está funcionando desde julho de 2023 e bateu o recorde anterior da turbina eólica construída no parque eólico Zhangpu Liuao, na Península de Liuao, que tem 252 metros de diâmetro. Ou seja, a MySE 16-260 tem 8 metros a mais que a turbina anterior.

publicidade

Leia mais:

Saiba mais sobre a MySE 16-260

  • O “motor” e o gerador alojados no topo de torre de 152 metros da MySE 16-260 pesam incríveis 385 tonelada;
  • Cada uma das suas três pás de 123 metros adiciona mais 54 toneladas, penduradas em um dos lados do eixo do gerador;
  • A cada volta completa, a turbina varre aproximadamente 50.000 metros quadrados de ar (o equivalente a sete campos de futebol);
  • Cada volta envia até 34,2 kWh de energia para o sistema de energia chinês;
  • Anualmente, estima-se que a turbina eólica contribuirá com cerca de 66 gigawatt-horas.
turbina eólica
Imagem: China Three Gorges Corporation

Como observa o IFLScience, antes das duas turbinas chinesas instaladas recentemente, a recordista era a General Eletric Haliade-X, construída em outubro de 2019 próxima ao porto de Roterdã, na Holanda, com um diâmetro total de 220 metros.

publicidade

Onde está o maior parque eólico do mundo? E o de água doce?

O maior complexo de parques eólicos é o Gansu Wind Farm Project, também localizado na China, mais especificamente nas áreas desérticas da província de Gansu, no noroeste do país. A instalação, que ainda não está completa, terá um total de 7.000 turbinas eólicas.

Parque eólico
Gansu Wind Farm Project. (Imagem: Reprodução/ YouTube – Amazing Projects)

Falando em água doce, a maior parque eólico do mundo é da Windpark Fryslân, localizado no norte do lago Ijsselmeer, na Holanda, com 89 turbinas.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!