A empresa chinesa Goldwin anunciou que sua turbina eólica offshore de 14,3 megawatts (MW) foi instalada em apenas 30 horas de trabalho. O comunicado disse o seguinte:

30 horas de trabalho é o tempo que leva para a turbina eólica GWH252-14.3MW começar a girar do zero em Zhangpu. #Goldwind aproveita sua expertise para transformar energia eólica em eletricidade em todas as áreas offshore, contribuindo para a energia verde. Veja o oceano e sinta o futuro.

Leia mais:

Conforme relata o Electrek, a empresa explicou no LinkedIn que usou estratégias como pré-montagem do rotor para acelerar o processo de içamento da turbina.

A turbina de 14,3 MW foi instalada no parque eólico offshore de Zhangpu Liuao Fase 2, em Fujian, no Sudeste da China, construído pela empresa estatal de energia China Three Gorges (CTG).

publicidade

Em julho, a CTG começou a operar a MingYang Smart Energy MySE 16-260, a maior turbina eólica do mundo em seu parque eólico que, segundo a empresa, será capaz de produzir cerca de 1,6 TWh (Terawatt-hora) de eletricidade por ano, poupando 500 mil toneladas de carvão.

Saiba mais sobre a MySE 16-260

A MySE 16-260 bateu o recorde anterior da turbina eólica construída no parque eólico Zhangpu Liuao, na Península de Liuao, que tem 252 metros de diâmetro. A MySE 16-260 tem 8 metros a mais que a turbina anterior.

  • O “motor” e o gerador alojados no topo de torre de 152 metros da MySE 16-260 pesam incríveis 385 toneladas;
  • Cada uma das suas três pás de 123 metros adiciona mais 54 toneladas, penduradas em um dos lados do eixo do gerador;
  • A cada volta completa, a turbina varre aproximadamente 50.000 metros quadrados de ar (o equivalente a sete campos de futebol);
  • Cada volta envia até 34,2 kWh de energia para o sistema de energia chinês;
  • Anualmente, estima-se que a turbina eólica contribuirá com cerca de 66 gigawatt-hora.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!