TikTok quer se reaproximar da União Europeia; veja o plano

O TikTok iniciou um processo de direcionamento dos dados dos usuários europeus em seu novo data center em Dublin, Irlanda
TikTok
(Imagem: DANIEL CONSTANTE / Shutterstock)

Por ser de uma empresa chinesa, o TikTok vem enfrentando obstáculos no mundo todo. Não seria diferente na Europa, principalmente com a nova Lei de Serviços Digitais, que tem pressionado diversas plataformas. Numa tentativa de melhorar a relação com a União Europeia, a rede abriu um novo data center – centro de processamento de dados – em Dublin, na Irlanda.

Continua após a publicidade

Segundo o site The Verge, o TikTok está transferindo os dados dos usuários europeus para o novo centro e informou que pretende abrir outras duas unidades. Uma na Noruega e uma segunda na Irlanda.

Leia mais

Project Clover: uma política de dados para a UE

O TikTok está dando andamento ao Projeto Clover, um programa que visa estabelecer um ambiente protegido para os dados dos usuários europeus. O lançamento dos novos centros de processamento de informações é uma das ações da iniciativa.

A plataforma contratou o Grupo NCC, uma empresa de segurança com sede na União Europeia, que está auditando os controles e proteções de dados, monitoramentos de fluxos de dados e fornecimentos de verificações independentes.

De acordo com o TikTok, apenas funcionários pré-aprovados podem acessar os controles e operações do sistema.

Comissão Europeia proibiu o uso do TikTok

No começo desse ano, a Comissão Europeia, encarregada de formular e aplicar a legislação, bem como gerenciar o orçamento da União Europeia, proibiu a utilização do TikTok no ambiente de trabalho. A decisão teria sido tomada para evitar supostos ataques cibernéticos.

A rede social voltada para vídeos curtos será proibida em no estado de Montana, nos EUA, por meio do projeto de lei SB 419.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Nayra Teles
Nayra Teles

Nayra Teles é estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redatora no Olhar Digital

Bruno Capozzi
Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista, mestre em Ciências Sociais e editor executivo do OD.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email