Um terremoto de magnitude 6,4 atingiu a costa central do Chile na noite de quarta-feira (6), informou o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile. Conforme divulgado pelo G1, há poucos detalhes sobre o impacto, mas a imprensa local noticiou queda de eletricidade nos arredores de Coquimbo — mais de 400 km da capital chilena, Santiago. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • O tremor ocorreu a 45,7 quilômetros de profundidade; 
  • O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (SHOA) descartou a possibilidade de tsunami na costa do país; 
  • Ainda não há informações oficiais sobre possíveis danos e feridos. 

Leia mais! 

Essa não é a primeira vez que o Chile sente um tremor com o nível de magnitude. Em maio de 2022, por exemplo, o país sofreu um terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter, atingindo várias cidades chilenas e a região de Jujuy, na Argentina. Até alguns pontos do Brasil, como a cidade de Indaiatuba, na região de Campinas, puderam sentir a vibração. 

publicidade

De acordo com o Sismológico Mediterrâneo Europeu (EMSC) na época, o terremoto foi bastante profundo, tendo ocorrido a 176 km da superfície da Terra. 

Vale lembrar que o Chile é dono do maior terremoto de que se tem notícia: o país enfrentou, em 1960, um tremor de 9,5 graus na escala Richter, marca que nenhum outro ainda conseguiu superar. O fenômeno ficou conhecido como Valdívia, em referência à cidade mais próxima de seu epicentro, e entrou para a história como o terremoto mais poderoso de todos os tempos. 

publicidade

Confira aqui detalhes sobre a máxima magnitude possível para um terremoto! 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!