O rover Perseverance, da NASA, chegou em Marte em fevereiro de 2021 a fim de investigar a astrobiologia, a geologia e a história do planeta. Desde lá, ele já produziu oxigênio o suficiente para manter um cachorro pequeno vivo por 10 horas, o que tem deixado os pesquisadores entusiasmados.

Antes que você se assuste, os planos da NASA não são mandar um cachorrinho para o espaço, assim como foi feito com a Laika na Sputnik 2. A empolgação da agência espacial é porque o rover demonstrou ser possível extrair oxigênio da atmosfera marciana.

Leia mais:

O MOXIE retira oxigênio da atmosfera

O Perseverance é equipado com o dispositivo MOXIE, sigla em inglês para Experimento de Utilização de Recursos In-Situ de Oxigênio de Marte, que retira oxigênio da atmosfera marciana. Durante sua estadia no planeta vermelho, ele gerou o gás 16 vezes, e encerrou seus experimentos no dia 7 de agosto de 2023.

publicidade

De acordo com comunicado de imprensa anunciando o sucesso da missão, a NASA apontou que, no total, foram produzidos 122 gramas de gás com 98% de pureza, ou superior. Essa quantidade é suficiente para manter vivo por dez horas um cachorro pequeno, ou um ser humano por três horas e meia.

O desempenho impressionante do MOXIE mostra que é viável extrair oxigênio da atmosfera de Marte — oxigênio que poderia ajudar a fornecer ar respirável ou propulsor de foguete para futuros astronautas

Pam Melroy, vice-administradora da NASA, em comunicado

Tecnologias como a MOXIE, que permitem a extração de recursos da Lua e de Marte, permitirá uma permanência lunar duradoura, criando uma economia robusta e permitindo que o satélite apoie a exploração de Marte. 

Conseguir retirar o oxigênio da atmosfera marciana é essencial para que futuras missões deixem Marte. Grandes quantidades de propelente serão essenciais para decolar do planeta, e o ideal seria que ele fosse produzido por lá. O objetivo agora é fazer com que o MOXIE consiga liquefazer e armazenar o oxigênio.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!