Um tubarão da Groenlândia foi encontrado recentemente no Caribe, há milhares de quilômetros do seu habitat natural. Esses animais vivem em águas geladas e profundas, podendo chegar a viver durante séculos.

O encontro aconteceu enquanto alguns pesquisadores estavam monitorando tubarões-tigres no Atol de Glover’s Reef, na costa de Belize. Após a montagem de espinhéis de pesquisa, estruturas que consistem em iscas rastreáveis, eles perceberam que umas das linhas das iscas havia se movido quilômetros de distância do recife de corais e a uma profundidade de 600 metros.

Na recuperação da captura científica, os pesquisadores encontraram algo diferente do que esperavam. Inicialmente pensou-se que o animal capturado era um tubarão sixgill, um predador dominante do fundo do mar. No entanto, após análise, descobriu-se que, na verdade, tratava-se de um tubarão da Groenlândia, que é raramente visto, principalmente, longe do Ártico.

De repente, vimos uma criatura muito lenta e preguiçosa sob a superfície da água. Parecia algo que existiria em tempos pré-históricos.

Devanshi Kasana, biólogo envolvido no estudo, em resposta a Business Insider

Tubarões da Groenlândia

Conforme o Serviço Oceânico Nacional dos Estados Unidos, os tubarões da Groenlândia podem viver de 250 a 500 anos, sendo os vertebrados mais longevos do mundo.

Devido à raridade de seus avistamentos não se sabe muito sobre esse animais. Toda sua vida acontece praticamente nas profundezas oceânicas, com estilo de vida lento e conservador de energia adaptado a esse ambiente.

Eles podem chegar a 7,3 metros de comprimento e 1200 quilos, crescendo apenas 1 centímetro ao ano. Os tubarões da Groenlândia são praticamente necrófagos, comendo tanto coisas vivas quanto mortas, como peixes, focas, ursos polares e baleias.

Encontrar esses animais no Caribe, longe do Ártico, indica que talvez seja verdade a hipótese de que esses tubarões podem viver em outras regiões de águas profundas. A encosta do recife onde pode chegar a quase 3 mil metros de profundidade, oferecendo o habitat frio e escuro ideal para esses tubarões.

A dúvida dos pesquisadores é se o tubarão da Groenlândia migrou do seu habitat natural ou se ele passou grande parte da sua vida no local. Independente de qual for, os pesquisadores duvidam que seja o único tubarão da espécie pela região.