Na próxima terça-feira (12), a nova biografia de Elon Musk começará a ser vendida nos Estados Unidos. A expectativa é de que o livro revele diversos aspectos desconhecidos sobre o bilionário dono da Tesla, SpaceX e do X (antigo Twitter). O livro é escrito por Walter Isaacson, jornalista que responsável por outras biografias, como de Steve Jobs, Albert Einstein, Leonardo da Vinci e Benjamin Franklin.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O livro contará a vida de Musk desde a infância, passando pelos seus primeiros anos no mundo dos negócios;
  • Ao longo de dois anos, Isaacson acompanhou Musk para obter informações de sua vida pessoal e profissional;
  • Episódios familiares recentes, aquisição do Twitter, fundação de sua startup de inteligência artificial (xAI), desenvolvimento da tecnologia de pilotagem autônoma (Full Self-Driving) e robôs humanoides também estão presentes no livro;
  • Essa é a segunda biografia do bilionário sul-africano. O livro “Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando o nosso futuro” foi lançado em 2015 pelo jornalista Ashlee Vance.

O que esperar da nova biografia?

O New York Times teve acesso ao livro através de uma loja que estava vendendo antes do lançamento. O jornal destaca alguns pontos sobre a nova biografia de Musk:

  • Vida familiar: A nova biografia explora a infância e o relacionamento problemático com seu pai. Além disso, na vida adulta, o livro conta com uma descrição sobre seu relacionamento com a cantora Grimes e o nascimento de seu filho mais novo (o décimo).
  • Aquisição do Twitter: Também há uma parte dedicada à compra da rede social, finalizada em outubro de 2022. Quando o negócio se concretizou, Musk e sua equipe vasculharam comunicações internas da empresa buscando por comentários negativos sobre ele, o que resultou na demissão de dezenas de funcionários.
  • Política e Trump: De acordo com o New York Times, Musk é retratado mais como um “desiludido com a tendência para a esquerda do Partido Democrata do que como um fã dos Republicanos”. O livro ressalta uma fala dele ao biógrafo: “Não sou fã de [Donald] Trump. Ele é perturbador”. Apesar de não ser apoiador de Biden, ele disse que teria votado no democrata.
  • Inteligência Artificial: O livro também trata questões de IA, o que Musk considera uma potencial ameaça existencial. Nessa parte, também é descrita a participação do bilionário na fundação da OpenAI em 2018 e os primeiros passos da x.AI.
  • Tesla: A montadora de veículos elétricos é uma das empresas de maior destaque de Musk e a publicação destaca alguns momentos de dificuldade da empresa, como problemas nos negócios e dificuldades de produção.
  • SpaceX: Também há uma parte dedicada à SpaceX. Musk reflete sobre o papel da companhia no avanço da exploração espacial após lançar uma tripulação em órbita pela primeira vez em 2021.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!