Cinco carros ficaram totalmente destruídos após um incêndio provocado por uma falha em uma bateria de um veículo elétrico de luxo no aeroporto de Sydney, na Austrália. O caso ocorreu nesta segunda-feira (11). No mês passado, os bombeiros do país alertaram que temiam ser “sobrecarregados” pelo aumento do número de ocorrências envolvendo baterias.

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Bateria será analisada pelas autoridades australianas

  • O fogo foi extinto pelos bombeiros australianos juntamente com o Serviço de Combate a Incêndios de Resgate de Aviação do país.
  • Ninguém ficou ferido.
  • A bateria que provocou as chamas foi desmontada do carro e será analisada.
  • Os resultados dessa investigação ajudarão a elaborar melhores formas de se responder a incêndios relacionados à bateria, segundo as autoridades da Austrália.

Alertas sobre os riscos envolvendo baterias

O mais novo incêndio ocorre depois que os bombeiros alertaram, no mês de agosto, que temiam ser “sobrecarregados” pelo aumento do número de ocorrências do tipo em baterias de carros.

O superintendente de Bombeiros e Resgate NSW (FRNSW), Adam Dewberry, disse que as equipes acreditam que a bateria foi removida do carro porque estava danificada mecanicamente.

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Se as baterias de lítio sofrerem danos mecânicos ou uma batida, elas são suscetíveis a inflamar. Nosso conselho para qualquer pessoa com um veículo elétrico que tenha uma batida ou não esteja operando da maneira que deveria é colocá-lo em uma concessionária e fazer com que os técnicos olhem para ele.

Adam Dewberry, superintendente de Bombeiros e Resgate NSW (FRNSW)

Segundo Dewberry, as bicicletas elétricas causam maior preocupação. Já as baterias dos carros elétricos são consideradas de baixo risco, uma vez que as baterias são mantidas em “padrões mais altos e rigorosos”.

Não dá para comparar as baterias que estão nos veículos elétricos com ferramentas elétricas menores, patinetes elétricos e bicicletas. São completamente diferentes. As pessoas precisam estar cientes de que as baterias de lítio dos veículos são muito menos arriscadas.

Adam Dewberry, superintendente de Bombeiros e Resgate NSW (FRNSW)

Membros da unidade de investigação e pesquisa da FRNSW estão investigando as circunstâncias do incidente, e oficiais de pesquisa da Segurança de Tecnologias de Energia Alternativa e Renovável da FRNSW inspecionaram o local. As informações foram publicadas pelo jornal The Guardian.

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Falha em bateria de elétrico causou início das chamas (Imagem: divulgação/Bombeiros e Resgate NSW)

Incêndios em elétricos

Segundo dados do Tesla Fire, plataforma que registra todos os incêndios com carros elétricos da Tesla, 182 veículos já pegaram fogo em todo o mundo desde 2013; 98 desses acidentes aconteceram com motoristas dos Estados Unidos.

Apesar do número de acidentes e a percepção de bombeiros quanto ao aumento de casos, incêndios com carros elétricos não são considerados comuns. Um relatório da AutoinceranceEZ destacou que os EVs são menos propensos a pegar fogo do que modelos com motor a combustão, híbridos e a gás. 

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