A Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais anunciou nesta terça-feira (12) que o filme Retratos Fantasmas, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi selecionado para representar o Brasil na corrida pelo Oscar 2024. O documentário agora está na disputa por uma indicação à categoria de Melhor Filme Internacional na prestigiosa premiação de Hollywood.

A escolha de Retratos Fantasmas entre outros 28 títulos brasileiros para esta vaga é um reflexo do reconhecimento da qualidade e impacto do filme do gênero documental. O longa-metragem superou concorrentes de peso, para conquistar a vaga de representante brasileiro.

Leia mais:

Confira os seis pré-selecionados do Brasil:

publicidade
  • Retratos Fantasmas de Kleber Mendonça Filho
  • Estranho Caminho de Guto Parente
  • Noites Alienígenas de Sergio de Carvalho
  • Sonho — A História de Claudinho e Buchecha de Eduardo Albergaria
  • Pedágio de Carolina Markowicz
  • Urubus de Claudio Borrelli

A 96ª edição do Oscar está programada para acontecer em março de 2024. Mas, até lá, o filme brasileiro terá que passar por mais pré-seleções. Após a inscrição dos filmes escolhidos por cada país, a Academia do Oscar anunciará uma lista prévia dos finalistas. Algumas semanas depois disso, acontece o anúncio dos indicados.

A categoria de Melhor Filme Internacional anteriormente era chamada de Melhor Filme Estrangeiro, e mudou de nome a partir do Oscar 2020. O Brasil não tem um finalista na categoria desde 1999, com Central do Brasil.

A lista completa dos indicados ao Oscar 2024 será divulgada em 23 de janeiro do próximo ano. Retratos Fantasmas está em exibição nos cinemas brasileiros.

Retratos Fantasmas

Sinopse de Retratos Fantasmas: “A cidade do Recife teve a sua história marcada pelo cinema. Depois do período áureo, em que as pessoas entravam em comunhão diante de uma telona na sala escura, esses templos se tornaram ruínas indicativas do nosso presente.”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!