Spotify cria playlist que te acompanhará pelo dia inteiro

O streaming de áudio lançou uma playlist que reúne músicas que o usuário gosta de ouvir em diferentes períodos do dia
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 12/09/2023 12h27
Spotify
(Imagem: Divulgação/ Spotify)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Spotify lançou uma nova playlist personalizada que te acompanhará ao longo do dia. A “daylist” reproduz músicas de nicho e microgêneros que o usuário costuma ouvir em momentos específicos do dia ou em dias específicos da semana, como explica o streaming.

Dessa forma, a playlist será atualizada várias vezes, adicionando novas faixas. Com base no histórico de músicas escutadas naquele período, o aplicativo irá recomendar canções semelhantes ou que tenham algum tipo de relação com o que é reproduzido pelo usuário durante aquela hora do dia.

Leia mais:

Como observa o TechCrunch, a “daylist” parece ser baseada no recurso “Niche Mixes” lançado neste ano. A ferramenta permite criar playlists de acordo com uma atividade, vibração ou estética pesquisada pelo usuário. Por exemplo, ao digitar “melancolia de domingo à noite”, o recurso cria uma playlist com esse tema e baseada nos seus gostos musicais.

Utilizando o “Niche Mixes”, o Spotify parece criar uma playlist que mostra ao usuário como ele costuma ouvir música ao longo do dia.

As “daylists” também vão mudando de visual ao longo do dia. Primeiro, é utilizado um tom que lembra um sol amarelado. No final da tarde, o visual é alterado para algo mais noturno. Durante a noite, o tema é ainda mais escuro. 

Já está disponível no Brasil?

Até o momento, a novidade foi lançada para usuários dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda. Mas a empresa promete que chegará para mais países nos próximos meses.

Spotify anuncia melhorias da plataforma para podcasters

Em agosto, o Spotify anunciou algumas mudanças importantes para os podcasters, como a possibilidade de personalizar a página de seus programas e obter dados mais detalhados sobre o público e audiência.

  • Entre as atualizações anunciadas em um post de blog, o Spotify vai permitir que os criadores comecem a personalizar suas páginas, podendo destacar episódios específicos, incluir suas mídias sociais, fixar episódios, promover outros podcasts e exibir anúncios de conteúdos pagos relacionados;
  • Além disso, eles poderão escolher o trecho do áudio e do episódio que servirá como propaganda aos usuários para os quais a plataforma recomenda o programa;
  • Já o recurso Spotify for Podcasters fornecerá dados e análises mais detalhados sobre o público, audiência e até as tendências de cada episódio separadamente;
  • Agora, eles poderão ver até quais ouvintes vieram de pesquisas orgânicas, recomendações do próprio Spotify ou de listas de “top charts”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: