Em um evento nesta terça-feira (12), a Apple revelou ao mundo os seus mais recentes dispositivos topo de linha, o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max. Com a promessa de serem os mais poderosos até aqui, esses dispositivos chegam com impressionante design em titânio e as margens mais finas já vistas num iPhone.

O CEO da Apple, Tim Cook, fez o anúncio durante o evento Wanderlust da Apple, realizado no Apple Park em Cupertino, Califórnia. Embora os rumores tenham circulado nos meses anteriores ao lançamento, as especificações e recursos destes novos iPhones finalmente foram revelados. No evento também foram lançados o iPhone 15 e 15 Plus, além do Apple Watch Series 9 e do Apple Watch Ultra 2.

publicidade

Leia mais:

Atualizações poderosas na câmera permitem o equivalente a sete lentes profissionais com qualidade de imagem incrível. Isso inclui um sistema de câmera principal de 48 MP que agora suporta a nova resolução super alta de 24 MP, a próxima geração de retratos com foco e controle de profundidade, melhorias no modo noturno e Smart HDR, e uma nova câmera telefoto de 5x exclusivamente no iPhone 15 Pro Max.

publicidade

O A17 Pro desbloqueia experiências de jogo de próximo nível e desempenho profissional. O novo conector USB-C substitui o icônico Lightning, é até 20 vezes mais rápido do que o USB 2. Junto com os novos formatos de vídeo, ele possibilita fluxos de trabalho profissionais poderosos que não eram possíveis antes.

Com a adição do Assistência na Estrada via satélite, a linha iPhone 15 Pro expande a infraestrutura via satélite da Apple para conectar os usuários à ajuda em caso de problemas com o carro enquanto estiverem off-line.

publicidade

Esta é a linha mais profissional que já criamos, com um design de titânio de última geração, o melhor sistema de câmera iPhone até agora que possibilita novos fluxos de trabalho revolucionários e o chip A17 Pro, que inaugura um novo capítulo de desempenho e jogos nunca antes vistos no iPhone. O iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max representam o melhor do design da Apple e inovações pioneiras na indústria para enriquecer as experiências cotidianas de nossos usuários, ao mesmo tempo em que lhes permite liberar sua criatividade.

Greg Joswiak, vice-presidente sênior de Marketing Mundial da Apple

Design durável

iphone 15 pro
(Imagem: divulgação/Apple)

Disponíveis em tamanhos de tela de 6,1 polegadas e 6,7 polegadas, o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max apresentam um design de titânio forte e leve. Esse material tem uma das maiores relações resistência-peso de qualquer metal, tornando esta a linha Pro mais leve da Apple.

Ambos os modelos apresentam uma nova textura escovada refinada, bordas contornadas e as bordas mais finas já vistas em um iPhone. As bordas em titânio são combinadas com um vidro traseiro que a Apple afirma ser o mais resistente em smartphones, além da parte frontal com o Ceramic Shield.

publicidade

Usando um processo termomecânico, as faixas de titânio envolvem uma nova subestrutura feita de alumínio 100% reciclado, unindo esses dois metais resistentes por meio de difusão em estado sólido. A estrutura de alumínio ajuda na dissipação térmica e permite a substituição fácil do vidro traseiro. Este novo design destaca a tela Super Retina XDR com tecnologias Always-On e ProMotion para uma experiência de visualização excepcional.

O novo botão de ação substitui o interruptor de função única usado para alternar entre o modo de toque e o modo silencioso, oferecendo opções adicionais para que os usuários possam escolher entre acessar rapidamente a câmera ou a lanterna; ativar mensagens de voz, modos de Foco, Tradução e recursos de acessibilidade como Lupa; ou usar Atalhos para mais opções.

Novo chip A17 Pro

Oferecendo desempenho e recursos profissionais, o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max são alimentados pelo A17 Pro, o primeiro chip de 3 nanômetros da indústria. O A17 Pro traz melhorias em todo o chip, incluindo “o maior redesenho de GPU na história da Apple”.

A nova CPU é até 10% mais rápida com melhorias microarquitetônicas e de design, e o Motor Neural agora é até 2 vezes mais rápido, alimentando recursos como correção automática e Voz Pessoal no iOS 17. A GPU de classe profissional é até 20% mais rápida e desbloqueia experiências totalmente novas, apresentando um novo design de 6 núcleos que aumenta o desempenho máximo e a eficiência energética.

Agora, com ray tracing acelerado por hardware — 4 vezes mais rápido do que o ray tracing baseado em software — o iPhone 15 Pro oferece gráficos mais suaves, além de aplicativos de realidade aumentada e experiências de jogos mais envolventes. O iPhone 15 Pro leva jogos realistas para a palma das mãos dos usuários com títulos de console nunca antes vistos em um smartphone, como Resident Evil Village, Resident Evil 4, Death Stranding e Assassin’s Creed Mirage.

O A17 Pro inclui um decodificador AV1 dedicado, permitindo experiências de vídeo mais eficientes e de alta qualidade para serviços de streaming. Além disso, um novo controlador USB permite velocidades USB 3 no iPhone pela primeira vez, agora suportando velocidades de transferência muito mais altas e saída de vídeo de até 4K a 60 fps HDR.

As câmeras do iPhone 15 Pro e 15 Pro Max

iphone 15
(Imagem: divulgação/Apple)

Por meio de uma integração profunda de hardware e software, os sistemas avançados de câmera no iPhone 15 Pro e no iPhone 15 Pro Max oferecem o equivalente a sete lentes — todas habilitadas pelo A17 Pro. Com o poder da fotografia computacional, a câmera principal de 48MP, construída exclusivamente para a linha Pro, oferece aos usuários ainda mais flexibilidade com uma nova resolução super alta de 24 MP.

A câmera principal permite aos usuários alternar entre três distâncias focais populares — 24 mm, 28 mm e 35 mm — e até escolher uma como padrão. Além do ProRAW de 48 MP, a câmera principal também suporta imagens HEIF de 48 MP com 4 vezes mais resolução. O iPhone 15 Pro possui uma câmera telefoto de 3x e o iPhone 15 Pro Max oferece o zoom óptico mais longo já visto em um iPhone: 5x a 120 mm.

A nova câmera telefoto no iPhone 15 Pro Max possui um inovador design tetraprism com um módulo de estabilização de imagem óptica combinado e foco automático 3D, o sistema de estabilização mais avançado da Apple até o momento.

Outros recursos que beneficiam todas as câmeras do iPhone 15 Pro e do iPhone 15 Pro Max incluem:

  • O modo noturno melhora com detalhes mais nítidos e cores mais vivas, agora alimentado pelo Motor Fotônico, incluindo retratos com modo noturno, habilitados pelo scanner LiDAR.
  • O novo Smart HDR captura os assuntos e o fundo com representações mais fiéis da tonalidade da pele, garantindo fotos com destaques mais brilhantes, médios mais ricos e sombras mais profundas quando vistas no aplicativo Fotos. Essa renderização avançada do HDR também está disponível para aplicativos de terceiros, para que as imagens fiquem ainda melhores quando compartilhadas online.
  • A melhor qualidade de vídeo em um smartphone é aprimorada graças ao A17 Pro, com melhorias em vídeos com pouca luz e no modo Ação.

Conectividade

A linha iPhone 15 Pro oferece novas maneiras convenientes de carregar, encontrar amigos em lugares movimentados e permanecer conectado durante as viagens. Ambos os modelos usam o conector USB-C, um padrão universalmente aceito para carregar e transferir dados, permitindo o uso do mesmo cabo para carregar o iPhone, Mac, iPad e os atualizados AirPods Pro (2ª geração).

Os usuários também podem carregar AirPods ou Apple Watch diretamente do iPhone com o conector USB-C. O iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max suportam USB 3 para velocidades de transferência de dados de até 10 gigabits por segundo, até 20 vezes mais rápido do que antes.

Ambos os modelos apresentam o chip Ultra Wideband de segunda geração, permitindo que dois dispositivos iPhone com este chip se conectem a três vezes a distância anterior.

O iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max agora suportam Wi-Fi 6E para um desempenho sem fio aprimorado, incluindo velocidades até 2 vezes mais rápidas, e introduz os primeiros smartphones habilitados para Thread, abrindo oportunidades futuras para integrações do aplicativo Casa.

O iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max vêm equipados com 5G super rápido e incluem:

  • Suporte para MagSafe e futura carga sem fio Qi.
  • Melhor qualidade de áudio em chamadas telefônicas, incluindo aquelas feitas no FaceTime ou em aplicativos de terceiros. A qualidade do som melhora ainda mais quando os usuários selecionam Isolamento de Voz, para que as conversas fiquem claras, mesmo em locais barulhentos.
  • eSIM com suporte de mais de 295 operadoras em todo o mundo.

Segurança

A linha iPhone 15 oferece capacidades de segurança críticas para fornecer assistência, incluindo Detecção de Acidentes e SOS de Emergência via satélite, atualmente disponível em 14 países e regiões em três continentes. O serviço chegará à Espanha e à Suíça ainda este mês.

Com base nessa infraestrutura via satélite, o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max introduzem a Assistência na Estrada via satélite. Iniciando nos Estados Unidos, quando um usuário tiver problemas com o carro e não houver cobertura celular ou Wi-Fi disponível, eles agora podem se conectar à AAA, o maior provedor de assistência na estrada do país.

Uma interface que inclui um breve questionário para capturar detalhes importantes transmitirá as informações via satélite para que a AAA possa se comunicar diretamente com o usuário e enviar ajuda para sua localização exata. O acesso ao Assistência na Estrada via satélite será incluído gratuitamente por dois anos. O serviço é coberto de acordo com a associação à AAA, mas também está disponível separadamente para não membros.

iOS 17

O iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max apresentam o iOS 17, tornando o iPhone. Veja os novos recursos:

  • O aplicativo Telefone recebe atualizações importantes, com Posters de Contato que permitem aos usuários personalizar como aparecem para seus contatos, e o Voicemail ao Vivo, que aproveita o poder do A17 Pro para ver a transcrição em tempo real no dispositivo enquanto alguém deixa uma mensagem de voz. Os usuários também podem atender a chamada enquanto o chamador está deixando sua mensagem.
  • O aplicativo Mensagens recebe uma nova experiência de adesivos, busca mais poderosa, transcrição de mensagens de áudio e o Check In, que permite aos usuários notificar automaticamente amigos e familiares quando chegam ao seu destino com segurança.
  • O NameDrop oferece aos usuários uma nova maneira de usar o AirDrop para compartilhar informações de contato mais facilmente, simplesmente aproximando dois dispositivos iPhone. O mesmo gesto pode ser usado para compartilhar conteúdo e muito mais, e agora os usuários podem se afastar um do outro e concluir o envio de arquivos grandes pela internet.
  • O StandBy oferece aos usuários uma experiência de tela cheia personalizável com informações de relance projetadas para serem vistas à distância quando o iPhone está de lado e carregando. Com a tela sempre ligada do iPhone 15 Pro e do iPhone 15 Pro Max, o StandBy permanece ativo para mostrar informações úteis.
  • Widgets interativos na tela inicial, tela de bloqueio e no StandBy permitem que os usuários ajam com um toque, tornando mais fácil concluir uma tarefa, ou reproduzir ou pausar uma música diretamente do widget.
  • O Safari oferece maior proteção para a Navegação Privada e introduz perfis, ajudando os usuários a separar a navegação em tópicos como trabalho e pessoal.

Promessas relacionadas ao meio ambiente

Enquanto a Apple continua trabalhando em direção à sua meta de 2030 de tornar cada produto neutro em carbono, a empresa está priorizando a eletricidade limpa em toda a cadeia de suprimentos e projetando produtos com materiais reciclados e de baixo carbono. O iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max usam mais conteúdo reciclado, com uma subestrutura de alumínio 100% reciclado e cobalto 100% reciclado na bateria.

O iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max também incluem elementos de terras raras 100% reciclados em todos os ímãs e ouro 100% reciclado no conector USB-C, bem como no banho de ouro e solda de estanho em várias placas de circuito impresso. Ambos os modelos atendem aos padrões de eficiência energética da Apple e são livres de mercúrio, PVC e berílio. Mais de 99% da embalagem é baseada em fibra, aproximando a Apple de sua meta de eliminar completamente o plástico de sua embalagem até 2025.

Para reduzir ainda mais o impacto no planeta, a Apple não usará mais couro em nenhum produto novo da Apple, incluindo acessórios para iPhone. A Apple está lançando uma nova Capa FineWoven com materiais alternativos.

Características Principais do iPhone 15 Pro e 15 Pro Max:

iphone pro
(Imagem: divulgação/Apple)
  • Material: Liga de titânio
  • Dimensões do iPhone 15 Pro: 6.1 polegadas
  • Dimensões do iPhone 15 Pro Max: 6.7 polegadas
  • Acabamentos disponíveis: Titânio preto, titânio branco, titânio azul e titânio natural
  • Tipo de Tela: Super Retina XDR com tecnologia Always-On e ProMotion
  • Tamanhos de tela: 6.1 polegadas (iPhone 15 Pro) e 6.7 polegadas (iPhone 15 Pro Max)
  • Processador: A17 Pro com chip de 3 nanômetros
  • GPU: até 20% mais rápida
  • Neural Engine: Até 2x mais rápido, com suporte para recursos como autocorreção e Voz Pessoal no iOS 17
  • Armazenamentos disponíveis: 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB
  • Sistema de câmera equivalente a sete lentes profissionais
  • Câmera principal: 48 MP, com opção de resolução de 24 MP
  • Câmera telefoto: 3x (iPhone 15 Pro) e 5x (iPhone 15 Pro Max) de zoom óptico
  • Outros recursos: Modo Noturno, Smart HDR, captura de profundidade automática para retratos, Night mode portraits, HEIF de 48MP
  • Gravação de vídeo em ProRes até 4K a 60 fps
  • Suporte a hardware-acelerated ray tracing para gráficos mais suaves e experiências de AR mais imersivas
  • Compatibilidade com ACES (Academy Color Encoding System), um padrão global para fluxos de trabalho de cores
  • USB-C com suporte a USB 3
  • 5G super-rápido
  • Ultra Wideband (UWB) de segunda geração para maior alcance de conexão
  • Suporte a Wi-Fi 6E para velocidades até 2x mais rápidas
  • Suporte para MagSafe e carregamento sem fio Qi
  • Sistema Operacional: iOS 17
  • Assistência na Estrada via satélite (EUA)
  • Ficha de eSIM com suporte a mais de 295 operadoras
  • Até 1 TB de armazenamento
  • Compatibilidade com acessórios MagSafe
  • Preço Inicial do iPhone 15 Pro: R$ 9.299
  • Preço Inicial do iPhone 15 Pro Max: R$ 10.999
  • Disponibilidade: em breve
Quanto vão custar o iPhone 15 Pro e 15 Pro Max?

O iPhone 15 Pro chegará ao Brasil com preços a partir de R$ 9.299. Já o novo Pro Max será disponibilizado por valores a partir de R$ 10.999. Estes são os preços apresentados no site oficial da Apple.

Em quais cores o iPhone 15 Pro e 15 Pro Max chegam?

O iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max estarão disponíveis em quatro acabamentos deslumbrantes, incluindo titânio preto, titânio branco, titânio azul e titânio natural.

Quais as capacidades de armazenamento do iPhone 15 Pro e 15 Pro Max?

O iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max estarão disponíveis em quatro acabamentos deslumbrantes com opções de capacidade de armazenamento de 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!