Spotify lança ferramenta para artistas promoverem suas músicas

O Showcase é uma nova ferramenta paga que permite aos artistas promoverem suas músicas e álbuns aos ouvintes da plataforma
Por William Schendes, editado por Ana Luiza Figueiredo 13/09/2023 13h28
Spotify
(Imagem: Ink Drop / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Spotify lançou uma nova ferramenta que permite aos artistas criarem diferentes formas de apresentar suas músicas aos ouvintes em seu feed por meio de campanhas pagas.

Para quem tem pressa:

  • A ferramenta chamada de “Showcase” possibilita criar um cartão que pode ser utilizado para apresentar músicas, incluindo lançamentos de singles ou álbuns;
  • “O Showcase é a ferramenta para ajudar a construir o seu público nos momentos que melhor apoiam a sua música e a sua carreira”, diz o comunicado;
  • Esse recurso será pago e é apresentado como um banner de anúncios no feed dos usuários;
  • Será possível promover várias campanhas ao mesmo tempo, por exemplo, será possível exibir um Showcase de uma música e um álbum para atingir diferentes objetivos;
  • De acordo com o Spotify, os usuários que veem um Showcase têm seis vezes mais probabilidade de reproduzir o conteúdo promovido;
  • As campanhas do Showcase custam a partir de US$ 100 (cerca de R$ 490).

Leia mais:

O Showcase permite adicionar alguns títulos para fornecer aos ouvintes um contexto sobre o conteúdo promovido como: “lançando música em breve”, “nova música”, “lançado recentemente”, “em turnê” e “aniversário de lançamento”.

As campanhas promovidas pelo Showcase atingem ouvintes em mais de 30 países, incluindo o Brasil.

Spotify cria playlist que te acompanhará pelo dia inteiro

Outra novidade recente anunciada pelo Spotify são as “daylists”, playlists personalizadas que acompanham o usuário ao longo do dia. 

O novo recurso monta playlists com músicas de nicho e microgêneros que o usuário costuma ouvir em momentos específicos do dia ou em dias específicos da semana.

Dessa forma, a playlist será atualizada várias vezes, adicionando novas faixas. Com base no histórico de músicas escutadas naquele período, o aplicativo irá recomendar canções semelhantes ou que tenham algum tipo de relação com o que é reproduzido pelo usuário durante aquela hora do dia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.