A compatibilidade com Android Auto e CarPlay é um quesito que pode influenciar na decisão de compra de veículos novos. Segundo um levantamento da Apple, oito em cada dez compradores já preferem modelos com CarPlay nos Estados Unidos.

Além dos carros, fabricantes de motocicletas abraçaram a ideia e já oferecem modelos compatíveis. Por outro lado, adaptar uma moto antiga é um desafio. Um acessório promete mudar isso.

publicidade

Leia mais:

Android Auto e Apple CarPlay em qualquer moto?

  • Uma empresa chamada NaviCam criou um produto com o mesmo nome que pode ser instalado em qualquer motocicleta.
  • O dispositivo tem uma tela de 6,86 polegadas que roda o Android Auto e o Apple CarPlay.
  • A tela LCD tem resolução de 1280 x 480 pixels e nível de brilho máximo de 1.000 nits. A visibilidade promete ser boa mesmo sob luz solar direta.
  • Segundo o fabricante, o produto roda uma versão modificada de Linux que suporta espelhar tela de celulares, algo essencial para usar os sistemas.
  • O Navicam inclui ainda Bluetooth e Wi-Fi para conectar o celular a outros acessórios.
  • O Android Auto e o CarPlay podem ser usados ​​sem fio. Basta emparelhar o celular.
  • A interface dos sistemas carrega automaticamente e responde por toque ou comando de voz.
O dispositivo também possui entrada para cartão microSD e câmeras frontal e traseira. Isso significa que o condutor pode gravar o que acontece na estrada e armazenar os vídeos no cartão. Imagem: Divulgação/NaviCam

O dispositivo vem de fábrica com um kit de montagem e suporte de alumínio. A empresa afirma que o Navicam permanece instalado no lugar com segurança, então a chance da tela cair no chão no meio dos trajetos é pequena.

publicidade

Outro desafio para o dispositivo é resistir às mudanças climáticas. Por isso, o gadget possui classificação IP65, o que significa que deve resistir a poeira e respingos de água, funcionando bem mesmo sob chuva forte. 

O condutor pode usar um fone de ouvido sem fio para ouvir orientações de navegação por voz no Google Maps. Imagem: Divulgação/NaviCam

A empresa afirma que o aparelho conta ainda com uma camada especial de tinta com proteção solar. Essa camada extra evita que a chuva se acumule na tela e aumenta a vida útil do produto.

publicidade

O Navicam obtém energia de uma fonte de 12 V, portanto a primeira versão não tem suporte para alimentação USB. Outro ponto que vale ser mencionado é que não há proteção anti-roubo além dos parafusos que prendem a tela no lugar, ou seja, o usuário terá que remover o acessório sempre que for estacionar a moto por muito tempo.

Quanto custa?

O Navicam faz parte de um projeto de financiamento coletivo divulgado no Kickstarter. A empresa que criou o acessório já conseguiu apoio financeiro para iniciar a produção em larga escala, então é questão de tempo até que o gadget chegue ao varejo no exterior.

publicidade

O dispositivo está disponível para compra na plataforma por tempo limitado a US$ 269, cerca de R$ 1.300 sem impostos. Um preço atrativo no mercado americano, mas nem tanto assim convertido em reais e ainda sem as taxas de importação.

Segundo o fabricante, o produto irá receber atualizações frequentes. As entregas das primeiras unidades começam em novembro.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!