Se você usa o ChatGPT com frequência, provavelmente já se deparou com alguma mensagem de erro. Nesse momento, podem surgir dúvidas sobre como resolver essas falhas. Por isso, o Olhar Digital listou formas de resolver alguns dos principais problemas do ChatGPT.

Leia mais:

O que é o ChatGPT?

A Generative Pre-trained Transformer, conhecida popularmente como ChatGPT, é uma inteligência artificial baseada em linguagem natural que auxilia com dados e informações sobre quase tudo perguntado no Chat, com base em prompts de texto.

Vale ressaltar que o modelo de linguagem se tornou uma das principais referências do nicho das inteligências artificiais. Por isso, a maioria dos setores da indústria e sociedade pode aplicá-la.

publicidade

Quais e como resolver os problemas com o ChatGPT?

Confira alguns dos problemas mais comuns relatados por usuários do ChatGPT nas mídias sociais e saiba como resolvê-los.

Precisão e relevância

O ChatGPT às vezes pode gerar texto com imprecisão nas informações e com dados incoerentes. A plataforma ChatGPT gera texto impreciso e incoerente devido ao seu treinamento em um enorme conjunto de dados de texto e código que geralmente contém informações sem uma fonte correta. Uma maneira de resolver essa questão da falta de dados concretos é melhorar o conjunto de fatos de treinamento do ChatGPT. Isso pode ser feito removendo informações imprecisas ou irrelevantes do conjunto de dados, ou adicionando informações precisas e relevantes.

Outra maneira de resolver o problema da imprecisão de dados é melhorar o algoritmo de treinamento do ChatGPT. Isso pode ser feito usando técnicas de aprendizado de máquina mais avançadas ou usando dados de treinamento mais precisos.

imagem chat
O Chat GPT é uma das ferramentas mais amplas para diversos setores da indústria, porém existem falhas que podem atrapalhar sua utilização. (Imagem: Pexels)

Falta de objetividade

Durante a utilização do ChatGPT, o usuário pode encontrar falhas quanto a objetividade das respostas dadas aos comandos inseridos na plataforma. Vale ressaltar que isso ocorre porque o ChatGPT é treinado em um conjunto de dados de texto que é criado por humanos, sendo assim, as informações podem conter opiniões próprias e até falhas de apuração.

Para resolver a falta de objetividade nas respostas dadas pelo ChatGPT, o usuário precisa melhorar o conjunto de dados de treinamento inseridos na plataforma. Isso pode ser feito removendo informações tendenciosas ou subjetivas do conjunto de dados, ou adicionando informações mais objetivas.

Travamentos da plataforma

Não é comum, porém durante a utilização da plataforma do ChatGPT o usuário pode enfrentar uma falha onde o Chat não consegue entregar as informações solicitadas em Prompt. Além de ser uma falha desagradável, ela pode gerar certo atraso em um dado momento caso o usuário tem por finalidade usar o ChatGPT ao nível profissional.

Entre as formas de resolver, uma bem eficaz é verificar se existe alguma falha na rede. Já que a plataforma é cem por cento conectada, uma falha poderia ser fatal e ocasionar o mau funcionamento da IA. Assim como fazer a limpeza do cache no navegador e limpar o histórico. Assim, caso as falhas tenha ligação com uma das questões citadas acima, o problema seria automaticamente resolvido.

Extensões do navegador

O uso de extensões no navegador pode ser uma solução precisa para otimizar o dia a dia de quem usa com certa frequência computadores e laptops. Porém, o que poucos sabem é que essas ferramentas adicionadas ao navegador podem atrapalhar o funcionamento de sites como o do ChatGPT. Por isso, uma forma de resolver os possíveis travamentos da plataforma está em desativar as extensões instaladas em seu navegador.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!