Nesta sexta-feira (15) comemora-se o Dia do Cliente, que propõe estreitar a relação entre comércio e consumidores. Diversos varejistas aproveitam a data para oferecer promoções especiais, cupons de desconto e sorteios, inclusive pela internet. Por isso, é preciso redobrar os cuidados com as compras online.

Leia mais:

publicidade

A data comercial também é uma brecha para golpes cibernéticos, cada vez mais comuns no país. Para você ter uma ideia, aproximadamente 71% dos brasileiros já foram vítimas de pelo menos um golpe online, relacionado principalmente a roubo de dados pessoais e bancários, de acordo com levantamento da Nord Security. Isso posiciona o Brasil como o segundo país que mais sofre com ataques virtuais na América Latina.

Com a maior ocorrência de compras online, a segurança é um dos pilares mais impactados, devido a usuários mal-intencionados que exploram as vulnerabilidades do sistema eletrônico para acessar, ilegalmente, informações sensíveis.

Jonathan Arend, consultor responsável pela área de cibersegurança da Keeggo

Dicas de segurança para compras online

Mulher com uma mão sobre teclado e outra segurando cartão de débito e crédito
(Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O especialista recomenda cinco cuidados para deixar suas compras online mais seguras. São eles:

publicidade
  • Evitar conexões a redes de Wi-Fi públicas e não seguras, utilizando Rede Privada Virtual (VPN) quando possível;
  • Cadastrar senhas fortes, complexas e exclusivas para cada sistema que é acessado;
  • Efetuar compras somente em lojas virtuais de fontes confiáveis, observando se o endereço de rede é mantido em protocolo seguro HTTPS – camada de segurança que transmite dados por meio de conexão criptografada e verifica a autenticidade do servidor;
  • Manter softwares sempre atualizados, principalmente sistemas operacionais, navegadores de internet e plugins nele instalados, pois são as principais fontes de ataques;
  • Verificar, por meio das políticas de privacidade e devolução, se os dados são mantidos de forma segura e se eles são deletados do datacenter quando os acessos são removidos ou revogados.

Arend ressaltou:

É de extrema importância utilizar tecnologias de segurança ofensiva (proativa) e defensiva (reativa), para se proteger antecipadamente de ataques e saber de que forma agir em incidentes já performados.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!