Um grupo de alunos da Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha, estabeleceu um novo recorde mundial de carro elétrico de maior autonomia do mundo, com o protótipo monolugar “muc022”. O modelo percorreu 2.575,79 quilômetros até descarregar completamente a bateria. Ou seja, saindo de São Paulo, o veículo poderia ir e voltar do Rio de Janeiro três vezes com uma única carga.
Para quem tem pressa:
- A equipe TUfast Eco da TUM modificou um veículo que foi usado anteriormente em competições de veículos elétricos;
- Eles se concentraram em torná-lo o mais aerodinâmico e leve possível, instalando uma bateria maior, com potência de 15,5 quilowatts-hora;
- Segundo o Inside EVs, o veículo pesa 170 kg, e o motor elétrico tem potência de 400 W;
- O “muc022” conseguiu alcançar 2.575,79 quilômetros em uma única carga.
- A distância é equivalente a ir e voltar de São Paulo ao Rio de Janeiro três vezes.
Leia mais
- Tesla Cybertruck: vídeo mostra interior do veículo destruído
- Quer aprender a programar? Veja 7 aplicativos para começar hoje
- Como alterar privacidade de anúncios no Google Chrome
Etapas
A equipe se instalou em um hangar vazio no aeroporto de Munique para realizar os testes. Em quatro dias, os estudantes conseguiram ultrapassar o recorde anterior de 1.608,54 km – mas o veículo ainda tinha carga. Com isso, eles percorreram mais dois dias até zerar a capacidade da bateria.
No final, o EV apresentou um consumo de energia de 0,6 kWh/100 km, se tornando um dos carros elétricos mais eficientes do mundo, e se posicionando à frente de modelos como o Mercedes-Benz Vision EQXX e Tesla Model Y.
Durante o IAA Mobility, em Munique, o protótipo recebeu o prêmio de “Maior distância em veículo elétrico, carga única (não solar)” por um representante do Guinness World Records.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!