O primeiro voo de testes da Starship, o foguete mais ousado da SpaceX, realizado em abril foi um fracasso. Mas agora Elon Musk está se preparando para a segunda decolagem da espaçonave, a partir da Starbase, localizada no sul do Texas.

De acordo com o bilionário, a Starship já está pronta para voo depois que ajustes foram feitos e agora aguarda as autorizações para que ele seja realizado, que inclui a licença de lançamento da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e a aprovação do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

publicidade

O Voo inaugural da Starship aconteceu em 20 de abril de 2023. O veículo com cerca de 50 metros de altura iria dar uma volta na Terra e cair no Oceano Pacifico, próximo ao Havaí. No entanto, logo após a decolagem a espaçonave passou por uma série de problemas e explodiu propositalmente acima do Golfo do México.

Explosão do foguete Starship
Explosão do foguete Starship (Crédito: SpaceX)

Ao longo de um pouco mais de quatro meses, a FAA realizou investigações para entender os problemas da espaçonave e no dia 8 de setembro elas foram encerradas. Ao todo foram identificadas 63 ações corretivas na Starship. 57 delas foram abordadas de acordo com Musk, em seu perfil no X, as outras dizem respeito a lançamentos futuros.

publicidade

Leia mais:

As licenças para realização do voo

De acordo com a Reuters, a administradora interina da FAA, Polly Trottenberg, em conferência realizada no último dia 13, disse que a aprovação de lançamento da Starship já está em andamento e deve ser emitida em outubro.

publicidade

Estamos trabalhando bem com eles e temos mantido boas discussões. As equipes estão trabalhando juntas e acho que estamos otimistas [sobre a emissão de uma licença] no próximo mês.

Polly Trottenberg

Além disso, a Spacex também precisará de uma autorização ambiental do Serviço de Pesca e Vida Selvagem, mas Trottenberg aponta que não existe previsão para quando isso vai acontecer e quanto tempo pode levar.

Os planos para o segundo voo de testes da Starship ainda não foram divulgados, mas Musk já está aguardando para que ele possa acontecer.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!