Neuralink: empresa de Musk busca voluntários para testar chip cerebral

O teste inicial terá duração de 6 anos. A Neuralink está recrutando pessoas com tetraplegia causada por lesão vertical da medula espinhal
Por Alisson Santos, editado por Bruno Capozzi 19/09/2023 19h40, atualizada em 20/09/2023 20h56
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Neuralink, empresa de Elon Musk, está recrutando voluntários para o primeiro teste do chip cerebral em humanos. Essa decisão ocorre poucos meses após receber aprovação da FDA (Food and Drug Administration, agência reguladora de saúde dos EUA) para realizar esses procedimentos.

Estudo PRIME

  • Segundo o The Verge, o teste inicial terá duração de seis anos;
  • O estudo PRIME será destinado a testar a tecnologia Neuralink, que foi projetada para ajudar pessoas com dispositivos de controle de paralisia;
  • Para isso, a empresa está procurando pessoas com tetraplegia causada por lesão vertical da medula espinhal, que tenham mais de 22 anos e com um “cuidador consistente e confiável” para fazer parte do estudo;
  • Esse estudo investigará três pontos ao mesmo tempo, sendo: o implante N1 (dispositivo cérebro-computador da Neuralink), o robô R1 (robô cirúrgico que implanta o dispositivo) e o N1 User App (software que se conecta ao N1 e traduz sinais cerebrais em ações de computador);
  • Durante esse período, a Neuralink planeja testar a segurança e a eficácia das três partes do sistema.

Leia mais:

Como serão os testes

Os voluntários terão que passar por um estudo de 18 meses. Depois disso, eles serão submetidos a sessões de pesquisa de interface cérebro-computador e, em seguida, farão mais 20 visitas aos pesquisadores nos próximos cinco anos.

A empresa de Musk não especificou quantas pessoas farão parte da pesquisa, nem quando o estudo será iniciado, mas diz que planeja compensar “os custos relacionados ao estudo”, como as viagens e gastos de locomoção até os espaços onde serão realizados.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alisson Santos
Redator(a)

Alisson Santos é estudante de jornalismo pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Atualmente é redator em Hard News no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.