As capturas de tela podem ser muito úteis; você pode usá-las para mostrar uma mensagem de erro para o departamento de TI da sua empresa, ou até mesmo para guardar tweets antes que a pessoa que os publicou os apague. Por sorte, já há um bom tempo, o sistema operacional de desktop da Microsoft tem várias opções para capturar imagens da tela do seu PC. E, embora não seja diferente quando estamos falando do Windows 11, esse sistema operacional simplificou a tarefa.

Leia também:

publicidade

Como fazer print screen no Windows 11

Caso você precise fazer um print, o Olhar Digital separou 5 maneiras diferentes de capturar  a tela do seu PC no Windows 11, cada uma com um guia rápido e simples:

Windows 11 via NK/Unsplash
Windows 11 via NK/Unsplash

1. Use a tecla PrintScreen

Também chamada de “PrtScrn” ou “PrtScr”, a tecla “PrintScreen” cria imagens da área de trabalho completa. Essas capturas ficam armazenadas apenas na Área de Transferência do computador. Isso significa que, para salvar a imagem, é necessário colá-la em algum programa, como o Paint, PhotoShop, Google Docs, uma conversa no WhatsApp Web, e assim por diante.

publicidade

No entanto, após a atualização KB5025310, alguns usuários notaram que, ao pressionar a tecla PrintScreen, em vez de ter a tela capturada instantaneamente, a Ferramenta de Captura é iniciada. O aplicativo nativo permite tirar uma captura de tela de uma área retangular ou de forma livre da tela, de uma única janela ou da tela inteira.

Tempo necessário: 2 minutos

Caso você prefira apenas pressionar a tecla PrtScrn para obter uma captura de tela da tela inteira, não é difícil fazer com que as coisas voltem a ser como eram:

  1. Acesse as configurações do “Teclado”

    Abra as configurações, clique no menu de “Acessibilidade” e, em seguida, clique em “Teclado”;Captura de tela passo 1.

  2. Clique no botão de alternância

    Procure o botão de alternância para “Use a tecla Imprimir tela para a Ferramenta de Captura” e ative ou desative essa opção, conforme desejado.Captura de tela passo 2.

2. Use a Ferramenta de Captura para fazer uma captura de tela

A Ferramenta de Recorte que vem com o Windows 11 requer um ou dois cliques extras, mas oferece mais opções do que uma simples captura da tela cheia. Ao ativar a ferramenta, você verá um conjunto de quatro ícones na parte superior da tela, oferecendo as seguintes opções, da esquerda para a direita:

publicidade
  • Um recorte retangular que você cria clicando com o botão esquerdo do mouse e arrastando o cursor até obter a área que deseja recortar;
  • Um corte de forma livre que você cria da mesma maneira;
  • Uma captura de tela de uma janela específica;
  • Uma captura de tela em tela cheia;
Quatro ícones de captura de tela no Windows 11.
Quatro ícones de captura de tela no Windows 11.

Para aqueles que tiverem configurado a tecla PrintScreen para fazer uma captura de tela em tela cheia, conforme mostrado anteriormente, é possível acessar a barra de ferramentas pressionando Shift + tecla do Windows + S. Caso contrário, basta pressionar a tecla PrtScrn para abrir o aplicativo.

Depois de criar a captura de tela, uma miniatura será exibida no canto inferior direito por alguns segundos. Você pode clicar nela para abrir o aplicativo Ferramenta de Captura e fazer edições, como adicionar linhas e texto ou recortar (conforme mostrado abaixo) antes de salvá-la, ou encontrá-la automaticamente na pasta Imagens> Capturas de Tela.

publicidade
Edição no aplicativo Ferramenta de Captura.
Edição no aplicativo Ferramenta de Captura.

3. Use a Ferramenta de Captura completa

A versão da Ferramenta de Captura que é iniciada com o botão PrintScreen não inclui alguns recursos interessantes, como gravar um vídeo da tela ou colocar um timer de três, cinco ou 10 segundos antes da captura.

Sendo assim, você pode acessar a Ferramenta de Captura completa clicando no ícone “Pesquisar” na barra de tarefas e procurando por ela. Para fazer uma captura usando o aplicativo, basta clicar em “+Novo”.

4. Use atalhos do teclado

  • Windows + Print Screen: o sistema operacional captura e salva automaticamente a imagem na pasta “Capturas de Tela”, dentro do diretório Imagens;
  • Alt + Print Screen: o sistema operacional captura a janela sem a barra de tarefas e a envia para a Área de Transferência. Para salvar essa imagem, é necessário colá-la em algum programa, como o Paint.
  • Ctrl + P: o atalho para impressão também pode funcionar para salvar uma captura de tela. Ao acionar as teclas com um programa aberto (funcionando melhor com textos em páginas do navegador), o Windows abrirá o comando de impressão. Porém, ao invés de imprimir, você pode salvar como PDF:

1. Clique em “Salvar como PDF” 

Altere o destino para “Salvar como PDF”

Captura de tela: salvar como PDF passo 1.
Captura de tela: salvar como PDF passo 1.

2. Clique em“Salvar”

Clique em “Salvar”, escolha em que pasta deseja salvar o arquivo e clique em “Salvar” novamente.

Captura de tela: salvar como PDF passo 2.
Captura de tela: salvar como PDF passo 2.

5. Usar a Xbox Game Bar

Originalmente, a Xbox Game Bar foi criada para ajudar os gamers a gravar suas performances, entre outras coisas, sem sair do jogo para fazer isso. Durante muito tempo, foi uma forma alternativa de fazer capturas de tela, e a única forma integrada do Windows de fazer gravações de tela.

Para acessá-lo, basta pressionar o atalho tecla Windows + G no teclado. Se quiser apenas fazer uma captura ou gravação de tela, clique em “Capturar”, no ícone que parece uma câmera voltada para a frente, na barra de ferramentas principal. Então clique no ícone de câmera para salvar uma imagem, ou no ícone de círculo para iniciar uma gravação de vídeo.

Captura de tela: Xbox Game Bar.
Captura de tela: Xbox Game Bar.

Para fazer uma simples captura de tela com esse aplicativo, basta usar o atalho Windows + Alt + PrintScreen. Essas imagens são salvas automaticamente na pasta Vídeos > Capturas de Tela (parece estranho, mas até mesmo as imagens são salvas na pasta de vídeos ao usar essa ferramenta).

No entanto, como a Xbox Game Bar tem suas limitações e pode ser um pouco confusa, as coisas ficaram muito mais convenientes desde que o Windows adicionou a Ferramenta de Captura.

Pronto, agora você pode tirar print da tela a partir destas ferramentas disponibilizadas pelo próprio Windows 11!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!