A Microsoft aproveitou o evento de lançamentos nesta quinta-feira (21) para confirmar a chegada do Windows 11 23H2. A próxima grande atualização do sistema será lançada oficialmente na próxima semana.

Confira abaixo quais serão as principais novidades e melhorias.

O que muda no Windows 11 23H2

  • A atualização incluirá um pacote de novidades. Talvez a principal seja a chegada do Windows Copilot, o novo assistente do Windows com IA.
  • O sistema terá ainda um novo Explorador de Arquivos redesenhado, novo modo escuro no aplicativo Paint, novo mixer de volume e mais.
  • Também estão confirmados o suporte nativo para arquivos compactados 7-zip e RAR, dispensando a instalação de programas de terceiros como o famoso WinRAR.
  • Usuários de caneta Stylus terão um novo recurso chamado ‘Ink Anywhere’, que permite escrever com a Surface Pen ou outra caneta em qualquer caixa de texto do Windows.

Leia mais:

Windows Copilot

O Windows Copilot é a grande novidade para o Windows 11 23H2, trazendo os mesmos recursos do Bing Chat para a área de trabalho. Ele aparece como uma nova barra lateral no sistema, permite controlar as configurações de um PC, iniciar aplicativos e responder a perguntas.

publicidade
Imagem: André Fogaça/Olhar Digital

Novo Explorador de Arquivos

O Explorado de Arquivos (ou File Explorer em inglês) também está ganhando uma aparência mais moderna que mostra miniaturas de arquivos e uma interface de carrossel que exibe arquivos recentes e favoritos. 

Imagem: Divulgação/Microsoft

A Microsoft também está adicionando suporte nativo a RAR e 7-zip no Windows 11. Isso significa que você poderá abrir arquivos nos formatos tar, 7-zip, rar e gz sem usar nenhum outro programa.

Mixer de volume aprimorado

Um novo mixer de volume também entra no pacote e fornecerá acesso mais rápido a partir da barra de tarefas para alternar saídas de áudio e controlar volumes de aplicativos individuais. 

Imagem: Reprodução

Controle nativo de iluminação RGB

A Microsoft também adicionou controles nativos de iluminação RGB no sistema, uma boa notícia para os gamers de plantão. Conhecido como Iluminação Dinâmica (ou Dynamic Lighting), o recurso controlará as luzes RGB de diversos periféricos e acessórios usando o padrão aberto ‘HID LampArray’.

Isso significa que se você tiver um mouse, teclado, monitor ou qualquer outra coisa que tenha RGB controlável, o Windows eventualmente conseguirá controlá-lo sem um aplicativo de terceiros. 

Fabricantes como Acer, Asus, HP, HyperX, Logitech, Razer e Twinkly já fizeram parceria com a Microsoft para usar o recurso que permite controlar a iluminação dos dispositivos nativamente. Imagem: Divulgação/Microsoft

Backup aprimorado e melhorias na barra de tarefas

Um aplicativo aprimorado de Backup agora permitirá aplicar configurações existentes em um novo dispositivo partir de um backup salvo na nuvem, incluindo aplicativos fixados no menu Iniciar e barra de tarefas, bem como todos os aplicativos baixados pela Microsoft Store.

A Microsoft também adicionou rótulos de aplicativos e desagrupamento para a barra de tarefas, opções que estavam faltando desde o lançamento do Windows 11.

Lançamento do Windows 11 23H2

Segundo as informações divulgadas pela Microsoft, a próxima grande atualização do sistema começa a ser liberada a partir da próxima terça-feira, dia 26 de setembro.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!