A Meta anunciou na quinta-feira (21) que agora os usuários do Facebook poderão alternar entre até quatro perfis adicionais vinculados à sua conta principal. O recurso, testado desde o ano passado, exigirá apenas um login, permitindo acesso às contas sem precisar desconectar — função foi inspirada no que já é oferecido no Instagram. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Segundo a Meta, o objetivo é organizar a experiência do usuário, que pode, por exemplo, querer manter vidas profissional e pessoal separadas; 
  • Cada perfil terá seu feed exclusivo com conteúdo baseado apenas nos interesses daquela conta; 
  • Cada novo perfil começará do zero com as configurações padrão de privacidade e notificação do Facebook. Você pode alterá-las manualmente conforme o objetivo de cada um; 
  • Sua conta principal do Facebook não revelará que você possui perfis extras. 

Leia mais! 

Quer você seja novo no Facebook ou um usuário antigo, você pode querer manter seus relacionamentos pessoais e profissionais separados, ou pode querer manter um perfil vinculado a uma comunidade da qual faz parte e outro perfil apenas para amigos. A criação de vários perfis pessoais permite organizar facilmente com quem você compartilha e qual conteúdo você vê nas diversas partes da sua vida. 

Meta em comunicado no seu blog. 

A empresa confirmou que o sucesso do Instagram com o recurso semelhante inspirou a mudança, e o teste beta do recurso ensinou ao Facebook que muitas pessoas gostam de ter uma organização mais clara de amigos, grupos e interesses “para interagir com o público que acreditam ser mais relevante”. 

publicidade

Vale pontuar que, inicialmente, as contas extras terão algumas restrições: o status de relacionamento, o Marketplace, o Modo Profissional e os pagamentos do Facebook não estarão disponíveis para os perfis secundários no lançamento. O suporte para o Messenger também só será adicionado “nos próximos meses”. 

A Meta ainda lembrou que apenas contas adultas qualificadas podem criar perfis extras, conforme política da rede social. O recurso será disponibilizado gradualmente para todo o mundo.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!