Excesso de propagandas e pop-ups é algo que compromete a experiência dos usuários durante o uso de determinados sites, mas também os coloca em perigo, pois alguns anúncios estão infectados por vírus. Pensando nisso, separamos uma lista com alguns tutoriais para ensiná-lo a como diminuir ou vetar o aparecimento de propaganda no seu celular Android. Confira mais informações a seguir.

Leia mais:

Desative a permissão de apps

Tempo necessário: 5 minutos.

Muitos aplicativos se utilizam das permissões do usuário para sobrepor anúncios na tela. Assim, deve ser o bastante desativar a permissão destes apps.

  1. Acesse as configurações

    Pela lista de aplicativos ou pelo atalho nas notificações, procure o botão com ícone de engrenagem e selecione-o para abrir o setor de configurações;1 - como desativar a permissão de apps

  2. Selecione a opção correta

    Dentre os comandos no dispositivo, procure pela aba “Aplicativos” e selecione-a;2 - como desativar a permissão de apps

  3. Encontre o aplicativo correto

    Uma lista com todos os seus apps irá aparecer em seguida. Examine-a até encontrar o aplicativo que envia anúncios de forma recorrente e selecione-o;3 - como desativar a permissão de apps

  4. Acesse o setor desejado

    Quando as informações sobre o aplicativo aparecerem, arraste a lista para baixo até encontrar o botão “Sobrepor a outros apps”;4 - como desativar a permissão de apps

  5. Desative a sobreposição

    Clique no botão rolante para desativar a sobreposição.5 - como desativar a permissão de apps

Bloqueie anúncios no Google Chrome

Sites com muitos anúncios podem ser perigosos, visto que algumas publicidades carregam malwares; desta forma, desativá-los pelo navegador pode ser uma boa alternativa. Uma vez acionada, esta configuração impede o aparecimento de pop-ups e restringe propagandas. Faça o seguinte:

  1. Entre no aplicativo do Google Chrome no seu celular;
  2. Acesse o site cheio de anúncios e pop-ups;
  3. Clique nos três pontinhos no lado direito do navegador;
  4. Selecione a opção “Configurações”;
  5. Escolha o botão “Configurações de sites”
  6. Clique na opção “Anúncios”;
  7. Efetue o bloqueio.

Silencie notificações de sites

A versão móvel do Google Chrome permite aos usuários bloquear possíveis notificações que alguns sites possam enviar, por isso, é indicado abrir o site indesejável no seu navegador e só então efetuar a configuração. Siga o passo a passo abaixo:

publicidade
  1. Acesse o Google Chrome no seu celular;
  2. Entre no site que enche o seu celular de notificações;
  3. Clique no ícone lateral direito que tem três pontinhos verticais e selecione a opção “Configurações”;
  4. Selecione o botão “Configurações do site”;
  5. Clique em “Notificações”;
  6. Deslize a bolinha para a opção “Bloquear”.

Remova informações de marketing do celular

Muitos modelos de celulares –– mas em especial os da Samsung –– são famosos por distribuir propagandas dentro do próprio smartphone, como na tela de bloqueio. Embora esta configuração seja nativa do dispositivo, é possível desativá-la. Siga este passo a passo:

  1. Acesse a aba de configurações do seu dispositivo;
  2. Selecione a opção “Privacidade”;
  3. Escolha “Serviço de personalização”;
  4. Desative a opção “Personalizar este telefone”.

Em seguida, o dispositivo deve parar de rastrear o seu consumo na internet para submetê-lo a anúncios personalizados. O nome destes botões pode mudar de acordo com as versões do seu celular e Android, mas a configuração está presente em todos os smartphones que oferecem anúncios personalizados.

Baixe AdBlocks

Os famosos AdBlocks ou Adsense Blocks são aplicativos que podem ser baixados diretamente da sua loja de apps e que uma vez configurados, são capazes de filtrar e ocultar (ou remover) os anúncios dos sites que você acessar. Veja esta lista de AdBlocks que podem ser encontrados na Play Store:

  • FAB AdBlocker Browser
  • Brave Navegador
  • AdBlock para Samsung
  • Wize AdBlock VPN