Governo federal promete conectar 138 mil escolas até 2026

Plano lançado pelo governo brasileiro prevê que todas as escolas públicas do país tenham acesso à internet com fins pedagógicos até 2026
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Pedro Spadoni 26/09/2023 14h29, atualizada em 27/09/2023 14h32
Sala de aula em escola do Brasil
(Imagem: Sumaia Vilela/Agência Brasil)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A falta de conectividade é um desafio do Brasil. Ainda mais quando jovens não têm acesso à internet na infância. A ferramenta é uma potente aliada na educação e, por isso, o governo federal lançou um novo programa com o objetivo de conectar 138,4 mil escolas em todo o país até 2026.

Leia mais

Escolas receberão uma série de equipamentos até 2026

  • O decreto que institui a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas foi assinado nesta terça-feira pelo presidente Lula.
  • O documento estabelece a criação de um comitê formado pelos ministérios da Ciência e Tecnologia, Educação e Casa Civil.
  • Ele trabalhará para que todas as escolas públicas no território brasileiro tenham acesso à internet com fins pedagógicos até 2026.
  • O governo federal afirma que não se trata apenas de internet, e sim de garantir equipamentos, laboratórios de informática, tablets, computadores e conexão wi-fi nas instituições escolares.
  • As informações são da Agência Brasil.
Crianças com tablets em escola (Imagem: Shutterstock)

Problemas de conexão

Atualmente, mais da metade das escolas brasileiras não conta com uma conexão wi-fi. Algumas até possuem algum grau de conectividade, mas somente na sala da direção, por exemplo, sem acesso aos alunos e professores. 

Temos hoje a assinatura do decreto que institui a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Vamos conectar 138.400 escolas nesse país. Até 2026, a gente vai deixar toda a nossa meninada altamente conectada com wi-fi e tudo o mais que for necessário.

Lula, presidente da República

O anúncio foi feito durante o programa Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov. O presidente Lula ainda afirmou que o programa vai representar uma revolução na educação brasileira e que o Brasil não vai ficar devendo para nenhum outro país em termos de conectividade. Ele chegou a citar alguns exemplos mundiais do setor.

Estou muito otimista. Acho que, a partir desse programa, a gente começa a fazer uma verdadeira revolução nesse país. Esse país não vai ficar devendo a nenhum país do mundo em palavra de conectividade. Quem você quer de exemplo? Finlândia, Noruega, Dinamarca, Áustria, Suécia? Pois é, vamos ser melhor ou igual

Lula, presidente da República

Os recursos para a implementação da nova estratégia de educação serão do Fundo da Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e também do leilão do 5G.

Pesquisa TIC Educação 2022, divulgada nesta segunda (25), apontou que apenas 58% das escolas brasileiras de ensino fundamental e médio possuem computadores e internet para os alunos. O levantamento mostra ainda que apenas 52% das escolas estaduais possuem mais de 50 Mbps de velocidade em seu principal ponto de conexão.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.