Vídeo mostra ‘polvo fantasma’ no fundo do mar

Pesquisadores flagraram um polvo Dumbo a 2.665 metros de profundidade perto do Havaí; assista ao vídeo
Gabriel Sérvio27/09/2023 10h06
Polvo Dumbo (ou “Grimpoteuthis”).
Imagem: Reprodução/EVNautilus/YouTube
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As profundezas do mar escondem criaturas no mínimo diferentes, com dentes super afiados, corpo que brilha no escuro e mais. Outro exemplo um pouco mais simpático é o polvo Dumbo (ou “Grimpoteuthis”).

Polvo Dumbo

  • O povo do gênero cefalópode também se esconde na escuridão marinha e ganhou o mesmo nome do personagem da Disney por suas orelhas avantajadas.
  • Os “braços” são menores que o de outros polvos e se projetam de um corpo largo com aparência fantasmagórica semitranslúcida e com dois olhos grandes.
  • O polvo Dumbo adulto mede de 20 a 30 centímetros e não suporta calor. Só consegue sobreviver nas profundezas do oceano e é raramente visto por humanos.
  • Como não possui presas, sua dieta inclui moluscos, isópodes ou vermes ocasionais.

Uma equipe de pesquisadores conseguiu se deparar com um deles flutuando na frente de um mini submarino operado remotamente enquanto explorava o fundo do oceano a 2.665 metros de profundidade a noroeste do Havaí.

Confira o vídeo abaixo:

Leia mais:

A expedição (Ala ʻAumoana Kai Uli) está explorando a biologia e geologia do Monumento Nacional Marinho Papahānaumokuākea.

A região foi pouco estudada e também esconde restos afundados de navios que participaram da Batalha de Midway, travada em 1942 no Oceano Pacífico entre as forças dos Estados Unidos e do Japão na Segunda Guerra Mundial.

Por que os peixes do oceano profundo parecem alienígenas?

Como dito antes, as profundezas do oceano abrigam criaturas com dentes gigantes, bioluminescência, e corpos bizarros, alguns dignos dos filmes de terror alienígena. Mas, por que esses peixes têm características que parecem ser de outro mundo?

 Para saber a resposta e um pouco mais sobre o tema clique aqui.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.