Globo de Ouro: novas categorias vão premiar blockbusters e humoristas

As novas categorias também vão considerar popularidade em plataformas de streaming, mas os detalhes sobre a aferição não foram divulgados
Pedro Spadoni27/09/2023 09h09
Lupa sobre logotipo do Globo de Ouro numa tela de computador
(Imagem: Gil C/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

“Conquista em Cinema e Bilheteria” e “Performance de Comédia Stand-up”. Essas são as duas categorias novas do Globo de Ouro, que já valem para a edição de 2024, marcada para 7 de janeiro.

Para quem tem pressa:

  • O Globo de Ouro incluiu duas novas categorias para a edição de 2024: “Conquista em Cinema e Bilheteria” e “Performance de Comédia Stand-up”;
  • A primeira categoria premiará filmes blockbuster com “excelência cinematográfica”, baseando-se em critérios como arrecadação nos cinemas e popularidade em plataformas de streaming;
  • Para serem indicados, os filmes devem ter arrecadado mais de US$ 150 milhões, sendo pelo menos US$ 100 milhões nos EUA. As produções lançadas diretamente em streaming também serão consideradas, desde que apresentem dados de audiência equivalentes;
  • A segunda categoria terá seis humoristas indicados por produções lançadas no ano, com performances de pelo menos 30 minutos, podendo ser individuais ou em grupo.

As categorias foram criadas pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, segundo a revista Variety. A premiação passa por diversas mudanças para tentar se manter relevante após denúncias apontarem compra de votos e racismo.

Leia mais:

Novas categorias do Globo de Ouro

(Imagem: Joe Seer/Shutterstock)

A primeira vai premiar filmes blockbuster com “excelência cinematográfica”. Na categoria, significa os longas que tenham a maior arrecadação do ano nos cinemas ou que estiverem entre os mais assistidos no streaming.

Os oito indicados devem ter arrecadado mais de US$ 150 milhões (aproximadamente R$ 748 milhões) em bilheteria, dos quais ao menos US$ 100 milhões devem ser nos EUA. No caso dos lançamentos do streaming (aqueles que estreiam direto no catálogo), esses devem apresentar dados de audiência equivalentes – mas detalhes sobre essa aferição não foram divulgados.

Já a segunda categoria conta com seis humoristas indicados por produções lançadas no ano, com performances de ao menos 30 minutos. As apresentações podem ser individuais ou como parte de um grupo.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.