Você sabia que existe uma plataforma de streaming que oferece acesso a uma seleção de filmes, documentários e conteúdos audiovisuais de forma totalmente gratuita e baseada em código aberto? 

O nome da plataforma é Libreflix, uma iniciativa brasileira que busca oferecer uma alternativa independente de compartilhamento de cultura colaborativa livre às opções comerciais de streaming. 

publicidade

Ficou interessado em saber mais sobre o Libreflix? Abaixo, explicaremos com mais detalhes sobre essa plataforma de streaming gratuita.

Leia mais

publicidade

O que é o Libreflix? 

O LibreFlix é uma plataforma de streaming de vídeo gratuita e de código aberto que se destaca por sua filosofia de cultura livre. Ser uma plataforma de código aberto significa que o código-fonte do Libreflix é disponibilizado publicamente para que qualquer pessoa possa ver, modificar e contribuir. Isso permite que qualquer um possa colaborar no desenvolvimento e melhoria contínua da plataforma. 

Idealizado e criado pelo hacktivista brasileiro Guilmour Rossi com o intuito de democratizar o acesso à cultura e ao conhecimento audiovisual, o Libreflix surge como uma opção alternativa aos serviços pagos de streaming e aos websites que compartilham conteúdo pirateado. A proposta da plataforma é a de reunir produções audiovisuais para transmissão online gratuita sem infringir direitos autorais.

publicidade

A plataforma também é colaborativa, possibilitando que qualquer pessoa possa contribuir com conteúdo que os criadores disponibilizaram para visualização pública, ou que cineastas independentes compartilhem seus próprios trabalhos.

Tela do LibreFix (reprodução)

Como acessar o Libreflix? 

Para acessar o Libreflix não é necessário criar nenhum cadastro. A plataforma pode ser visitada em qualquer navegador, seja pelo computador ou celular, digitando o endereço Libreflix.org. A equipe do Libreflix recomenda o uso do Firefox ou do Chromium para acessar o site. 

publicidade

Além disso, há uma versão do aplicativo para dispositivos Android, porém, ela não está disponível na loja oficial do Google. Para instalá-la, é necessário baixar o arquivo .apk diretamente no site do Libreflix e habilitar temporariamente a opção “Fontes desconhecidas” nas configurações, permitindo a instalação de aplicativos fora do Google Play. 

Também há um aplicativo para Microsoft Windows que pode ser baixado diretamente do site do Libreflix. 

O que está disponível no Libreflix? 

Catálogo LibreFix (reprodução)

O Libreflix oferece uma biblioteca de filmes clássicos, nacionais, documentários, curtas-metragens, séries e conteúdo infantil, tudo disponível para visualização gratuita. 

Alguns destaques do catálogo incluem a série “Castelo Rá-Tim-Bum” (1994-1997) com todos os episódios; o curta “Eu Não Quero Voltar Sozinho” (2010);  o clássico do cinema nacional “Limite” (1931); a ficção científica de Fritz Lang “Metropolis” (1927), o filme de zumbis “A Noite dos Mortos-Vivos” (1968), de George A. Romero; “Viagem à Lua” (1902) de Georges Méliès, e “Tempos Modernos” (1936) de Charlie Chaplin.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!