Os elefantes são considerados um dos animais mais inteligentes do mundo. E um estudo publicado na revista Animal Behaviour confirma isso. Os pesquisadores apresentaram as habilidades de elefantes asiáticos selvagens que conseguiram resolver quebra-cabeças que desbloqueavam caixas de armazenamento de alimentos.

Leia mais

O estudo

  • O estudo foi conduzido no Santuário de Vida Selvagem Salakpra, em Kanchanaburi, na Tailândia.
  • Foram utilizadas câmeras ativadas por movimento para observar 77 elefantes asiáticos selvagens.
  • Os animais precisavam resolver quebra-cabeças com três compartimentos configurados de forma diferente.
  • Se conseguissem, eles abririam uma caixa que continham frutas.

Cinco elefantes resolveram todos os quebra-cabeças

Dependendo do compartimento com o qual o elefante interagia, a jaca podia ser acessada puxando uma corrente para que a porta se abrisse em direção ao elefante, empurrando a porta para que ela se abrisse para dentro da caixa ou deslizando a porta aberta para a direita. Os elefantes tiveram que interagir de forma independente com as caixas de quebra-cabeças para descobrir como os compartimentos poderiam ser abertos.

Ao longo do estudo, 44 dos elefantes que se aproximaram das caixas de quebra-cabeça interagiram com eles, mas houve diferenças individuais entre eles. Os pesquisadores descobriram que os animais mais persistentes nessa missão foram também os mais bem-sucedidos na recuperação de alimentos de todos os três compartimentos configurados de formas diferentes.

publicidade

Ao todo, 11 elefantes resolveram pelo menos um tipo de quebra-cabeça e oito resolveram dois tipos. Cinco elefantes resolveram os três tipos e, portanto, foram os vencedores da competição.

Segundo os pesquisadores, o estudo é importante pois “investigar a inovação e a solução de problemas em elefantes pode informar nossa compreensão da flexibilidade cognitiva do elefante selvagem e seu impacto potencial na gestão da conservação e na mitigação de conflitos entre humanos e elefantes.”

Este é o primeiro estudo de pesquisa a mostrar que elefantes selvagens individuais têm diferentes disposição e habilidades para resolver problemas a fim de obter comida. Esse é um conhecimento importante, porque a forma como os animais pensam e inovam pode influenciar sua capacidade de sobreviver em ambientes que estão mudando rapidamente devido à presença humana.

Sarah Jacobson, principal autora do estudo