Desde sua estreia em 2008, o Homem de Ferro tem sido um pilar fundamental no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). A trajetória de Tony Stark, interpretado brilhantemente por Robert Downey Jr., é repleta de reviravoltas, ação intensa e desenvolvimento de personagens. Vamos ver onde assistir a cada filme com o icônico heróis, além de explorar o elenco e a sinopse de cada uma dessas obras!

Leia também:

publicidade

Homem de Ferro (2008)

Homem de ferro 1
Imagem: Disney+/Divulgação

O filme que iniciou tudo, dirigido por Jon Favreau, apresentou ao mundo a genialidade de Tony Stark e sua transformação em Homem de Ferro. O elenco estelar, além de Downey Jr., inclui Gwyneth Paltrow como Pepper Potts e Jeff Bridges como Obadiah Stane. A trama gira em torno da jornada de Stark de magnata egocêntrico para herói tecnológico após estar à beira da morte, além de ser considerado o pontapé inicial do que viria a ser o MCU.

Onde Assistir: Disney+

publicidade

Homem de Ferro 2 (2010)

Homem de ferro 2
Imagem: Disney+/Divulgação

A sequência, dirigida novamente por Favreau, expande o MCU, introduzindo Scarlett Johansson como Natasha Romanoffa, a Viúva Negra, e aprofundando a relação entre Stark e James “Rhodey” Rhodes, agora interpretado por Don Cheadle. A história mergulha nos desafios pessoais e nas ameaças internacionais enquanto Stark enfrenta novos inimigos e desenvolve sua armadura.

Onde Assistir: Disney+

publicidade

Vingadores (2012)

Os VIngadores
Imagem: Disney+/Divulgação

A reunião épica dos super-heróis da Marvel, dirigida por Joss Whedon, testemunha Tony Stark em uma colaboração forçada com outros heróis para combater Loki e seu exército alienígena. O filme estabelece as bases para as dinâmicas futuras dos Vingadores e aprofunda os laços entre Stark e seus colegas. O elenco inclui Chris Evans como Capitão América e Mark Ruffalo como Hulk, proporcionando uma experiência única para os fãs e dando o tom do que teríamos pela frente no universo cinematográfico que a Marvel estava criando. Apesar do crossover entre vários heróis, o Homem de Ferro é um dos protagonistas da obra.

Onde Assistir: Disney+

publicidade

Homem de Ferro 3 (2013)

Homem de Ferro 3
Imagem: Disney+/Divulgação

Shane Black assume a direção neste capítulo, que explora as sequelas emocionais dos eventos em Os Vingadores. Stark enfrenta o seu maior inimigo dos quadrinhos, agora nas telas do cinema: o terrorista Mandarin, interpretado por Sir Ben Kingsley, e enfrenta uma crise de identidade. Este filme é um mergulho profundo na psique do herói, oferecendo um lado mais vulnerável de Tony Stark e marca o último filme solo do herói.

Onde Assistir: Disney+

Vingadores: Era de Ultron (2015)

Os Vingadores era de ultron
Imagem: Disney+/Divulgação

Embora não seja um filme solo, Era de Ultron destaca-se pela contribuição significativa de Tony Stark. Novos desafios emergem enquanto Stark tenta criar uma inteligência artificial para proteger o mundo, resultando na criação do vilão Ultron. O elenco inclui Chris Evans como Capitão América e Mark Ruffalo como Hulk, proporcionando uma experiência única para os fãs e apesar de ser considerado o mais fraco dos filmes dos Vingadores, novamente traz Stark num papel central.

Onde Assistir: Disney+

Capitão América: Guerra Civil (2016)

Capitão américa guerra civil
Imagem: Disney+/Divulgação

Este filme, dirigido pelos irmãos Russo, destaca-se pelo conflito entre os heróis do MCU, com Tony Stark liderando um movimento de registro de super-heróis enquanto Steve Rogers, o Capitão América discorda. A divisão entre os Vingadores atinge um ponto culminante, e apesar do filme levar o nome do herói interpretado pro Chris Evans, pode-se dizer que ele divide o protagonismo com o Homem de Ferro, dada a sua importância para a trama.

Onde Assistir: Disney+

Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Homem aranha de volta ao lar
Imagem: Netflix/Divulgação

A relação mentor-aluno entre Tony Stark e Peter Parker, o Homem-Aranha, que foi iniciada em Guerra Civil, agora é aprofundada neste filme, que é mais uma vez dirigido por Jon Favreau. O envolvimento de Stark na vida de Parker oferece uma nova dinâmica à franquia, e a atuação de Tom Holland como Homem-Aranha é aclamada.

Onde Assistir: Netflix

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

vingadores guerra infinita
Imagem: Disney+/Divulgação

A batalha final contra Thanos coloca Stark novamente no centro do palco. A ameaça galáctica que surge após Thanos conseguir reunir todas as joias do infinito exige a colaboração de todos os heróis do MCU, e a conclusão deste filme tem implicações significativas para o destino de Stark, que novamente é colocado como ponto central na obra.

Onde Assistir: Disney+

Vingadores: Ultimato (2019)

vingadores ultimato
Imagem: Disney+/Divulgação

O épico final da Saga do Infinito traz o desfecho também de Robert Downey Jr. no papel do Homem de Ferro e Tony Stark, além de concluir uma nos filmes da Marvel. O elenco inclui todos os principais protagonistas do MCU, além de diversos outros personagens e a conclusão emocional da jornada de Stark é um ponto alto para a franquia.

Onde Assistir: Disney+

A jornada de Tony Stark, desde a sua ascensão como magnata industrial até o sacrifício heróico em Vingadores: Ultimato, é uma das narrativas mais emocionantes e cativantes no mundo cinematográfico. A franquia Homem de Ferro não apenas definiu um padrão para os filmes de super-heróis, mas também estabeleceu as bases para o MCU como um todo. Seja revisitando os primeiros momentos de Stark em sua oficina, enfrentando inimigos formidáveis ou participando de batalhas épicas dos Vingadores, cada filme oferece uma experiência única.