O Spotify anunciou nesta quinta-feira (28) que vai adicionar transcrições geradas automaticamente aos podcasts da plataforma. O recurso será implementado nas próximas semanas e ainda deve contar com adição de imagens aos textos, separação por capítulos e resumos de um programa, para facilitar o ouvinte a se guiar.
Leia mais:
- Spotify ganha recurso que permite ouvir músicas em grupo
- O que é o Spotify Advertising e como usar ele para anunciar na plataforma
- Spotify lança ferramenta para artistas promoverem suas músicas
Transcrições de podcasts
- A plataforma de áudio comunicou que expandirá a novidade a mais criadores de conteúdo nas próximas semanas.
- Um dos principais recursos será a sincronização do tempo entre o áudio e o texto da descrição, para que os ouvintes possam ler conforme escutam o podcast.
- Além de ser um recurso de acessibilidade, a atualização vai permitir que as pessoas apenas leiam o texto do programa sem ter que escutá-lo, dependendo da preferência.
- Também é possível pular um episódio, já que o Spotify vai liberar uma opção de “capítulos” com data e hora dos programas. Basicamente, funciona como um resumo de um segmento de um capítulo ou de um episódio inteiro, caso o ouvinte não queira escutá-lo.
- Futuramente, a plataforma ainda prometeu que vai adicionar uma atualização em que criadores poderão adicionar imagens aos textos das descrições. Assim, também será possível permitir que as pessoas que optem por ler consigam visualizar o que está sendo dito, como descrições de imagens.

Spotify para criadores de conteúdo
A novidade faz parte de uma série de recursos do Spotify em prol dos criadores de conteúdo. Há pouco tempo, a plataforma também anunciou a implementação de uma ferramenta de clonagem de voz gerada por IA para traduzir podcasts para outros idiomas. O Olhar Digital já falou sobre isso aqui.