Bard: Google agora permite que sites impeçam acesso da IA; entenda

Aqueles que não quiserem alimentar a IA generativa poderão impedir
Rodrigo Mozelli29/09/2023 18h47
Mão segurando celular com logomarca do Google Bard
Imagem: gguy/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google lançou nova ferramenta, chamada Google-Extended, que permite aos administradores de sites controlar se desejam ou não permitir que seus conteúdos alimentem os modelos de inteligência artificial (IA) da empresa, como o Bard. Com essa ferramenta, as páginas da web podem optar por manter suas produções fora dos modelos de IA da Google, embora permaneçam indexadas à busca.

Essa opção de controle pode ser feita por meio do arquivo robots.txt, padrão na estrutura dos sites, que dá permissão para os robôs de rastreamento analisarem e indexarem as páginas. A criação do Google-Extended é resposta à demanda dos publishers que desejam ter mais controle sobre como seu conteúdo é usado em modelos emergentes de IA generativa.

Leia mais:

IAs do Google

  • O Google já vinha explorando o uso de IA no jornalismo, como da Genesis, capaz de absorver informações sobre acontecimentos recentes e gerar conteúdos noticiosos;
  • No entanto, essa iniciativa gerou discussões éticas sobre o papel do jornalismo e a apropriação dos conteúdos pelas grandes empresas de tecnologia;
  • Com o lançamento do Google-Extended, a empresa busca regulamentar como as IA podem utilizar as informações publicadas na web, embora ainda existam muitas discussões a serem feitas sobre as implicações legais dessas ferramentas;
  • A OpenAI, do ChatGPT, também lançou rastreador chamado GPTBot, que permite aos sites bloquearem o acesso do chatbot aos seus conteúdos;
  • Alguns veículos de notícias importantes, como o The New York Times, CNN e Reuters, já optaram por bloquear o GPTBot, e outros sites de notícias estão acompanhando essa decisão.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: