Uma inteligência artificial desenvolvida por uma empresa brasileira pode ajudar a prevenir doenças como acidente vascular cerebral (AVC), infarto e diabetes, por exemplo. A Dara foi criada pela IPM Sistemas, especializada em tecnologia para gestão pública e soluções para cidades inteligentes.

Leia mais

publicidade

Dara

  • A IA é capaz de coletar dados e realizar uma rápida varredura em todo o histórico médico do paciente, indicando sinais de alerta para riscos de saúde.
  • Nos casos de diabetes, por exemplo, a tecnologia pode prever com até três anos de antecedência a possibilidade de desenvolver a doença.
  • Os próprios desenvolvedores destacam que a inteligência artificial não substitui o diagnóstico médico, mas pode ser utilizada para melhorar, e até acelerar, o atendimento.
  • As informações são da empresa IPM.

Como funciona a IA

Através da utilização de algoritmos desenvolvidos de forma especializada, a IA cruza milhões de dados, já existentes no cotidiano da gestão municipal, em poucos segundos, encontrando padrões que fogem ao olhar humano. O índice de confiabilidade da ferramenta é superior a 95%.

A tecnologia não exige a inserção de novos dados, mas permite personalizações de acordo com as necessidades dos profissionais. Ao apresentar os resultados, a inteligência artificial inclui explicações sobre as razões para cada escolha, permitindo assim a tomada de decisões com embasamento técnico maior, e de forma mais ágil.

publicidade

Os desenvolvedores destacam que a decisão final sempre será do gestor público. Mas observam que o profissional terá a vida facilitada pela tecnologia, contando com informações e indicações do melhor caminho seguir para ter o melhor resultante para aquele tipo de situação específica.

Confira como funciona a IA Dara:

publicidade
Crédito: YouTube/IPM Sistemas

A Dara também pode ser utilizada em outros campos da gestão pública, como na educação, por exemplo. Ela pode apoiar no planejamento da infraestrutura das cidades e mobilidade urbana, prever a demanda pelo serviço público, e antecipar ocorrências como a evasão escolar.