Diploma de influencer digital? Na Irlanda, será possível

Universidade na Irlanda incluiu a primeira graduação em influência na rede sociais do país em sua grade de cursos
Por Nayra Teles, editado por Bruno Capozzi 29/09/2023 18h02
Influencer.png
Imagem: Shutterstock/Rawpixel.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A partir de novembro, os irlandeses que desejam se tornar influenciadores digitais de sucesso poderão se inscrever num curso de graduação para aprimorar suas habilidades. A Southeast Technical University, em Carlow, na Irlanda, oferecerá o primeiro curso com diploma em influência nas redes sociais do país.

O Bacharelado em Criação de Conteúdo e Mídias Sociais terá uma duração de quatro anos e deve começar a receber alunos em 2024. A universidade já possui outros cursos na área de mídia digital e considera a inclusão na grade uma expansão de oferta.

Leia mais:

O que será ensinado no curso?

Entre os principais assuntos que os estudantes de influência vão aprender, estão:

  • Habilidades de negócios
  • Edição de vídeo e áudio
  • Estudos culturais críticos
  • Redação criativa

Em entrevista à emissora irlandesa RTÉ, a Dra. Eleanor O’Leary, professora de mídia e comunicações na universidade, explicou que o curso vai preparar os estudantes para trabalhar de maneira independente como influencers digitais autônomos ou na criação de conteúdo para empresas e organizações.

Ela também explicou as características do seguimento:

É uma área que possui um conjunto específico de competências. Ele se baseia nas habilidades existentes de mídia, relações públicas e marketing, mas também é uma área nova por si só.

De acordo com a professora, o objetivo do curso é fazer com que os alunos entendem como conquistar e manter uma audiência. Outro intuito é colaborar com empresas para agregar valor às atividades online. Ela afirma que geralmente as pessoas se tornam influenciadoras quase que por acidente e sem compreender por completo o mercado.

Como alguém que ‘estrela’ criando conteúdo em casa ou sozinho, pode não ter qualquer compreensão de toda a parte da indústria onde há contratos, agências e negócios envolvidos?

Mercado em ascensão

Segundo a Dra. O’Leary, o interesse pela graduação de influência tem crescido bastante e parte não só de potenciais estudantes, como também de empregadores.

De fato, o mercado de influenciadores está crescendo cada dia mais. A professora aponta que, desde 2019, o valor do setor de influência global nas redes sociais dobrou de tamanho. As estimativas são de que o setor tenha um valor entre 14 e 16 bilhões de libras (algo entre R$ 86 bilhões e R$ 99 bilhões).

Nayra Teles
Redator(a)

Nayra Teles é estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redatora no Olhar Digital

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.