O dono do X, antigo Twitter volta a figurar em meio a uma polêmica envolvendo a rede social. Elon Musk confirmou que demitiu grande parte da equipe encarregada de preservar a integridade eleitoral na plataforma. A medida foi tomada faltando pouco mais de um ano para a realização das eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Leia mais

Elon Musk confirmou os cortes

  • O X afirmou que cortou metade de sua equipe global dedicada a monitorar e limitar a desinformação e a fraude relacionadas a eventos eleitorais relevantes.
  • “Ah, você se refere à equipe de ‘Integridade Eleitoral’ que estava minando a integridade eleitoral? Sim, eles se foram”, escreveu Musk em resposta a um relatório do The Information.
  • Além do processo eleitoral nos EUA, estão marcadas mais de 50 eleições importantes em todo o mundo em 2024, caso da Índia e de alguns países da União Europeia, por exemplo.
  • As informações são de O Globo.
Mais de 50 eleições importantes ocorrerão em 2024 (Imagem: Yalcin Sonat/Shutterstock)

CEO do X garante que equipe está sendo reforçada

As demissões podem representar um conflito entre Elon Musk e a CEO do X, Linda Yaccarino. Em declarações recentes, ela afirmou que a plataforma estava ampliando suas equipes em todo o mundo diante da iminência da temporada eleitoral.

Quando questionada sobre o relatório do The Information durante a conferência Code, do grupo Vox Media, nesta quarta-feira (27), Yaccarino disse que a integridade eleitoral é um tema que esta rede social leva “muito a sério”.

publicidade

A CEO ainda acrescentou que o antigo Twitter gerará lucro no início do próximo ano, mas se recusa a confirmar que a rede social começará a cobrar pagamentos de todos os seus usuários, sugerindo que a cobrança é apenas uma ideia e não um plano já adotado.

Durante uma conversa com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na semana passada, Musk afirmou que introduzir um “pequeno pagamento mensal” pelo uso de X seria a única forma de combater a grande quantidade de bots (contas automatizadas) que existem atualmente na rede social.