Experimento com chamas no Espaço surpreende astronautas chineses; assista

Durante transmissão ao vivo, astronautas da Shenzhou 16 acenderam vela para estudar o comportamento das chamas no Espaço
Rodrigo Mozelli02/10/2023 19h46
astronautas_chineses_experimento
Imagem: Reprodução/CCTV
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Astronautas chineses da missão Shenzhou 16 conduziram experimento inusitado no Espaço envolvendo chamas abertas a bordo da estação espacial Tiangong. Segundo o LiveScience, durante transmissão ao vivo em 21 de setembro, os astronautas Gui Haichao e Zhu Yangzhu acenderam uma vela para demonstrar como as chamas queimam em microgravidade.

Surpreendentemente, as chamas aparecem quase esféricas, ao invés das chamas em forma de gota que estamos acostumados na Terra. Velas acesas em nosso planeta produzem chamas em forma de gota devido à convecção impulsionada pela flutuabilidade, com o ar quente subindo e o ar frio descendo.

Leia mais:

No entanto, essa corrente de convecção de combustão é fraca no ambiente de microgravidade da órbita baixa da Terra. Isso significa que as chamas se difundem em todas as direções, resultando em bolas de fogo esféricas. Assista abaixo:

  • Durante a transmissão ao vivo, os astronautas também interagiram com estudantes em cinco salas de aula na China, demonstrando diversos fenômenos de microgravidade;
  • Assim como em aulas anteriores, os astronautas demonstraram que muitos processos físicos se comportam de forma diferente do que na Terra;
  • Esse experimento com velas provavelmente seria recebido com surpresa pelos participantes da Estação Espacial Internacional (ISS), que possuem regras estritas em relação a materiais inflamáveis e chamas abertas.

Por que o procedimento na ISS é diferente?

Medidas rigorosas de segurança contra incêndios a bordo da ISS são, em parte, uma resposta a grande incêndio ocorrido na estação espacial russa Mir em 1997.

A combustão em microgravidade tem sido objeto de numerosos experimentos na ISS, mas geralmente utilizando suporte de combustão especialmente projetado, mantendo o fogo isolado e contido.

A estação espacial Tiangong também possui seu próprio Suporte de Experimento de Combustão (CER) para pesquisas sérias nessa área.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.