O telescópio James Webb segue trazendo imagens incríveis do Espaço. A mais recente é de uma aglomeração de cerca de 150 objetos voadores entre a Nebulosa de Órion, com massa similar à de Júpiter.

Dezenas desses mundos estão, inclusive, orbitando uns aos outros. Os cientistas que os descobriram o chamam de Jupiter Mass Binary Objects (JuMBOs), mas a razão para seu aparecimento é um mistério, conta o The New York Times.

Há algo errado com a nossa compreensão da formação de planetas, da formação de estrelas — ou de ambas. Eles [objetos na nebulosa] não deveriam existir.

Samuel Pearson, cientista da Agência Espacial Europeia (ESA) que trabalhou nas observações

O que é a Nebulosa de Órion?

• A Nebulosa de Órion é uma região de formação estelar a 1,35 mil anos-luz da Terra, localizada no cinturão da constelação de Órion, no hemisfério norte;
  • Há muito que é estudado por astrônomos, mas cientistas envolvidos no novo estudo da área pelo telescópio Webb dizem que as novas imagens são, “de longe”, as melhores vistas até agora;
  • “Temos uma resolução melhor do que a do Hubble, mas agora no infravermelho”, disse Mark McCaughrean, conselheiro sênior para ciência e exploração da ESA;
  • Ele disse que as últimas observações revelaram resmas de formação estelar e sistemas planetários incipientes de forma nunca vista antes.

Imagem: NASA, ESA, CSA/Mark McCaughrean & Sam Pearson

O que é JuMBO?

As estrelas se formam quando nuvens gigantes de poeira e gás se aglutinam gradualmente sob a gravidade. As regiões de uma nuvem podem se tornar tão densas que comprimem átomos de hidrogênio e iniciam a fusão nuclear, formando o núcleo de uma estrela.

Em áreas menos densas, a fusão de deutério (versão menor de fusão) pode ocorrer em objetos menores. Estas são chamadas de anãs marrons ou, às vezes, “estrelas fracassadas”.

Os JuMBOs parecem ser classe menor de objetos gasosos. Embora as anãs marrons possam crescer até cerca de 13 vezes a massa de Júpiter, os novos objetos podem atingir cerca de metade da massa do planeta, com temperaturas de mais de 537,7 °C.

Eles estão separados por cerca de 200 vezes a distância entre a Terra e o Sol, orbitando um ao outro em trajetórias que levam mais de 20 mil anos para serem concluídas.

Se estivessem sozinhos no espaço, seriam mais fáceis de explicar. Mas o seu aparecimento em pares, 42 dos quais são vistos pelo telescópio Webb na Nebulosa de Órion, dificultam a tarefa.

Os modelos científicos existentes indicam que deveria ser impossível formar objetos únicos tão pequenos diretamente a partir de nuvens de poeira e gás, muito menos em pares, disse o Dr. Pearson.

“Estilhaços” disparando a mais de 100 km/s na Nebulosa de Órion. Resultou de explosão que os cientistas acreditam ter sido enorme colisão entre duas estrelas jovens massivas que ocorreu nos últimos mil anos (Imagem: NASA, ESA, CSA/Mark McCaughrean & Sam Pearson)

Mesmo que fossem planetas ejetados – expulsos violentamente de estrelas jovens dadas as forças gravitacionais – também não está claro por que haveria tantos dísticos.

“É como chutar uma xícara de chá pela sala e fazer com que todo o chá caia na xícara”, disse Pearson. “E então fazendo isso 42 vezes.”

A descoberta é “completamente inesperada”, disse Matthew Bate, professor de astrofísica teórica na Universidade de Exeter, na Inglaterra.

Muitas estrelas, talvez até todas elas, nasçam aos pares. Mas, à medida que os objetos binários diminuem de massa, tornam-se menos comuns, pois sua atração gravitacional mais fraca os torna mais facilmente despedaçados.

Mas Bate conta que, no entanto, a existência de JuMBOs “implica que podemos estar a perder alguma coisa sobre como estes objetos de massa muito baixa se formam”.

Webb será a luz no fim do túnel

Pearson, por sua vez, espera chegar ao cerne da questão usando o Webb para separar a luz dos objetos, revelando de que são feitas suas atmosferas gasosas e, talvez, como se formaram. Atualmente, disse, só pode deduzir evidências de metano e água neles. Procurar JuMBOs em outras regiões de formação estelar também pode ajudar.

“A Órion é realmente massiva e densa. Descobrimos que a mesma coisa acontece em uma região esparsa? Isso pode nos dar pista sobre qual mecanismo de formação pode estar acontecendo.