Empresa de social media processa X/Twitter por mudança de nome; entenda

A X Social Media pede uma liminar proibindo a empresa de Elon Musk de comercializar, oferecer, vender ou distribuir serviços com a marca "X"
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 03/10/2023 15h04, atualizada em 03/10/2023 15h09
Silhueta de Elon Musk com logotipo do X, antigo Twitter, ao fundo
(Imagem: kovop/Shutterstock)
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A mudança de nome do Twitter para X deu o que falar. Muitos não gostaram da alteração. Enquanto isso, especialistas alertaram para as consequências dessa troca. Agora, uma empresa com sede na Flórida, nos Estados Unidos, chamada X Social Media está processando a rede social de Elon Musk.

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Entenda o caso

Esse deve ser apenas o primeiro de vários processos relacionados à mudança de nome do agora ex-Twitter.

A X Social Media acusa a rede social de violação de marca registrada e marca de serviço. A processante se descreveu na ação como uma empresa que “oferece seus serviços de publicidade e mídia social conectando escritórios de advocacia e aqueles que precisam de advogados desde 2016”.

Embora seu logotipo pareça muito diferente do usado pela rede social, a X Social Media argumentou que “frequentemente enfatiza a parte ‘X’ de sua marca em toda a sua publicidade, blogs e boletins informativos destacando seu trabalho”.

Ela também disse que a cobertura de mídia que o X de Elon Musk obteve quando renomeou causou confusão e levou os consumidores a acreditar que seus serviços de publicidade estão sendo oferecidos ou estão associados à X Corp.

A autora do processo ainda afirmou que já sofreu perdas de receita devido ao rebranding do Twitter e que é altamente provável que a confusão continue provocando “prejuízos financeiros”.

Além disso, acusou a empresa de Musk de apresentar vários pedidos de marca registrada para análise de dados comerciais, serviços promocionais, consultoria de negócios e serviços de informação, bem como pesquisas de negócios, consumidores e mercado, que são comparáveis às suas ofertas, embora supostamente soubesse sobre a o nome da empresa de social media.

A X Social Media ainda garantiu que avisou a rede social sobre os problemas referentes a troca de nome, mas que não houve resposta.

Por isso, agora pede uma liminar proibindo a empresa de Elon Musk de comercializar, oferecer, vender ou distribuir serviços com a marca “X”. Também solicita uma indenização equivalente a três vezes o seu prejuízo ou referente ao mesmo patamar dos lucros da rede social.

As informações são da Engadget.

Celular com logomarca do X, antigo Twitter, em cima de teclado de notebook
(Imagem: sdx15/Shutterstock)

Troca de Twitter para X

  • A troca da razão social, de Twitter, Inc. para X Corp. foi realizada em abril deste ano.
  • O novo nome remete mais uma vez ao super app que Elon Musk já esboçou no passado, o “X”, chamado por ele de “o app de tudo”.
  • No futuro, a rede social se assemelharia ao chinês WeChat, que é um mensageiro, app de pagamentos, compartilhador de caronas, delivery de comida e outros serviços, tudo em um único app.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.