Apple terá mecanismo de buscas para seus próprios aplicativos

A Apple trabalha em um mecanismo de buscas de codinome “Pegasus”, que será lançado para aplicativos nativos da fabricante
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 03/10/2023 17h33
iphone 14
(Imagem: James Yarema/ Unsplash)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple deve estrear seu novo mecanismo de busca na App Store e outros aplicativos. Com isso, a ideia é aproveitar o recurso de pesquisa Spotlight, que ganhou atualizações nos últimos anos para iPhones e iPads.

A informação vem da coluna de Mark Gurman na Bloomberg. Segundo o jornalista, conhecido por revelar vazamentos da Apple, a empresa está desenvolvendo um mecanismo de busca de codinome “Pegasus”, que usa inteligência artificial generativa para fornecer resultados com mais precisão.

A tecnologia já está disponível em alguns apps da fabricante, mas em breve será expandida para mais, incluindo a App Store.

Leia mais:

Os esforços da Apple em buscas podem ser percebidos com as alterações recentes do Spotlight, que, como observa Gurman, passou por mudanças nos últimos anos adicionando resultados de pesquisa na web. Até então, esse serviço era fornecido pelo Google ou Bing, da Microsoft.

Atualmente, a Apple é uma das fabricantes de smartphones que tem acordo com o Google para usá-lo como o principal buscador de seu navegador Safari. Essa e outras parcerias com fabricantes são um dos motivos que fizeram com que a gigante das buscas virasse alvo de um amplo julgamento nos Estados Unidos sobre práticas anticompetitivas.

Gurman lembra que o vice-presidente sênior de serviços da Apple, Eddy Cue, disse que a empresa não vê necessidade de criar seu próprio mecanismo de busca, pois a oferta do Google é melhor. Mas, caso os reguladores norte-americanos determinem que o buscador da Alphabet violou a lei antitruste, o acordo entre as companhias será rompido e custará bilhões de dólares para a fabricante de smartphones.

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.