O corpo de uma orca fêmea foi encontrado em uma praia nas Ilhas Comandantes, localizadas no Extremo Oriente da Rússia, no Mar de Bering. O que chamou atenção dos pesquisadores é que o animal havia engolido sete lontras marinhas inteiras e estava muito longe do seu habitat.

• A orca foi encontrada morta em 2020 e durante a investigação do corpo foram encontradas as lontras que ao todo pesavam 170 quilos.
  • Seis das lontras estavam no estômago do animal e uma presa na garganta, provavelmente sendo a responsável pela morte dela.
  • Além disso, a inspeção do cadáver revelou que a orca também comeu uma grande quantidade de polvos e lulas, visto as 256 partes do bico encontradas em seu intestino. (As imagens são um pouco fortes e podem ser conferidas nesse link)

Os pesquisadores ficaram intrigados

O que espantou os cientistas é que as lontras marinhas geralmente não estão no cardápio das orcas. Esses animais geralmente caçam focas, leões marinhos, golfinhos e baleias. Além disso, elas não costumam comer animais inteiros, preferindo despedaçá-los para ingerir as melhores partes.

A descoberta é muito incomum. As orcas normalmente não comem lontras marinhas – houve algumas observações delas assediando e matando lontras marinhas, mas muito poucas provas de consumo real. Não sei por que esta baleia em particular tentou engolir sete lontras marinhas seguidas – talvez estivesse com muita fome, ou doente, ou louca.

Olga Filatova, pesquisadora de cetáceos, em resposta ao IFLScience

Outra característica que espantou os cientistas foi o local onde ela foi encontrada. Ao analisar o DNA do cadáver, os pesquisadores descobriram que o animal quando vivo pertencia a um grupo de orcas que vive desde as Ilhas Aleutas e o Golfo do Alasca até o litoral da Califórnia.

Os pesquisadores ainda não sabem dizer como a orca foi parar no oeste do pacífico norte, mas acredita-se que os hábitos alimentares estranhos do animal foram provavelmente aprendidos no seu local de origem.

Apesar dessas estranhezas, a descoberta do cadáver da orca permitiu que os pesquisadores entendessem um fenômeno que já vem acontecendo há algum tempo. Desde 2008, o avistamento de lontras marinhas na região da Alasca e das Aleutas tem diminuído, muito provavelmente por elas estarem sendo caçadas pelas orcas.