O Gmail recebeu esta semana algumas atualizações, e entre elas está uma das mais úteis e esperadas: a resposta com reações em emojis. Sim, isso significa que você poderá responder e-mails apenas com reações rápidas, simples e divertidas, bem como ocorre em mensagens do WhatsApp e Stories do Instagram. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • As reações com emojis fazem parte da função de resposta inteligente do serviço webmail do Google; 
  • A empresa está lançando o recurso apenas para dispositivos Android; 
  • Para saber se você já tem acesso, basta conferir se há um ícone de rosto sorridente na parte inferior de um e-mail ao abri-lo no aplicativo; 
  • As reações devem chegar para dispositivos iOS e web nos próximos meses; 
  • O lançamento das reações em emojis no Gmail já havia sido divulgado pelo The Tape Drive e reforçado pelo AssembleDebug, que descobriu as informações no último código APK (Android Application Pack) da plataforma. 

Leia mais! 

Ao tocar no emoji de sorriso, um menu com mais opções de reações em emojis deve aparecer. Se você escolher o party popper (o confete de festa), por exemplo, você enviará confetes digitais para a tela do destinatário — caso ele também esteja usando um Gmail.  

publicidade

De acordo com o Engadget, pessoas que não usam o serviço do Google receberão cada reação como um e-mail separado — o que pode ser bem incômodo. O Google não forneceu detalhes sobre a expansão das reações para contas rivais. 

Proteção contra spam 

publicidade

Além da reação de emojis, o serviço recebeu também mais ferramentas para auxiliar no combate ao spam, prática que consiste em utilizar meios eletrônicos para enviar mensagens em massa, geralmente divulgando produtos e serviços, mas sendo usado também para aplicar golpes e espalhar softwares maliciosos. 

De acordo com o Google, a partir de fevereiro de 2024, qualquer pessoa que queira enviar mais de 5 mil mensagens diárias para endereços do Gmail precisará seguir as seguintes regras: 

publicidade
  • Ter e-mail autenticado; 
  • Oferecer opção de cancelamento de assinatura com um clique para os destinatários; 
  • Seguir o limite de spam — o Google definirá uma quantidade específica para evitar que os destinatários do Gmail sejam bombardeados com mensagens indesejadas. 

A big tech acrescentou, em comunicado em seu blog, que convocou o Yahoo para implementar as mesmas mudanças a partir do início do próximo ano. 

Essas mudanças são como um ajuste para o mundo do e-mail e, ao consertar algumas coisas subjacentes, podemos manter o e-mail funcionando perfeitamente. Mas, assim como um ajuste, este não é um exercício único. Manter o e-mail mais seguro, fácil de usar e livre de spam requer colaboração e vigilância constantes de toda a comunidade de e-mail. 

Neil Kumaran, gerente de produto do Google.